Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Principais Dúvidas e Vídeos Tutoriais do PROAD

1. Qual senha eu uso para entrar no PROAD?

Para acessar o PROAD você deve utilizar seu login e senha de rede. Os mesmos utilizados para acessar seu computador no tribunal.

2.  Qual a primeira atividade que deve ser feita para utilizar o PROAD?

Sua primeira atividade deve ser definir sua senha de Assinatura Eletrônica, através da ferramenta "Criar ou Alterar Assinatura Eletrônica".  Assista o vídeo que ensina como isso deve ser feito.

3. Posso usar qualquer navegador de internet para acessar o PROAD?

Sim, no entanto, o PROAD é homologado apenas para o Mozilla Firefox.  Recomendamos o uso deste navegador para assegurar o funcionamento adequado do sistema.

4. Posso anexar documentos WORD no PROAD?

No PROAD só é possível anexar arquivos no formato PDF/A.  Assista o vídeo que ensina como isso deve ser feito.  Você também pode copiar o conteúdo de um documento do Word e colar no editor de texto do PROAD.

5. Como eu consigo converter um PDF normal em PDF/A ?

O PROAD já faz essa conversão de forma automática. Entretanto, caso seja necessário o procedimento é bem simples. Assista o vídeo que ensina como isso deve ser feito. 

6. Como eu protocolo um expediente no PROAD?

Para protocolar um expediente, basta utilizar a opção "Protocolar Novo Processo". Assista o vídeo que ensina como isso deve ser feito.

7. Se eu protocolar um processo e esquecer de anexar um documento, tem como eu juntar esse documento ao meu processo depois?

Claro, você pode fazer um PEDIDO COMPLEMENTAR e anexar um novo documento ao seu processo.  Assista o vídeo que ensina como isso deve ser feito.

8. Estou com problemas de acesso, o que devo fazer?

Ligue para central de atendimento de TI no número 0800 2000 201, ou abra um chamando utilizando seu login e senha de rede.

9. Estou com um expediente para protocolar na Secretaria de Gestão de Pessoas, mas não encontrei o assunto que preciso. O que devo fazer?

Caso o assunto que você precisa ainda não está disponível no PROAD, você deve se dirigir até a SESSÃO DE PROTOCOLO DO TRIBUNAL para que eles façam um protocolo simplificado para você. Lá será criado um processo PROAD pra você.

10. Eu não tenho o PDFCreator na minha máquina, o que devo fazer?

Se a máquina é do tribunal, basta ligar para 0800 2000 201 e solicitar a instalação deste programa.

Se é sua máquina pessoal (na sua casa), faça o download do programa neste link e instale-o.

11. Segue o vídeo com o passo a passo para instalar o PDF Creator. Essa ferramenta permite que a criação de uma impressora virtual que gera arquivos no formato PDF/A

Vídeo de como instalar o PDF Creator.

12. Um assessor gostaria de protocolar um processo, para, em seguida, seu superior analisar o conteúdo do processo e autorizar o efetivo protocolo do expediente, o que devo fazer?

O assessor deve ter permissão de protocolar processos na unidade de seu superior (o superior deve ter dado essa permissão anteriormente).

O assessor protocola o expediente em nome da unidade e seleciona o seu superior como subscritor. Dessa forma, após a realização desse procedimento inicial, o superior deverá acessar o PROAD, selecionar a caixa 'Tenho que autorizar', selecionar o expediente e clicar no botão 'Autorizar Selecionados'.

Caso o subscritor não tenha acesso o sistema, o usuário que deu início ao protocolo deverá clicar na caixa 'aguardando subscritor autorizar', abrir o processo, mudar o subscritor para algum usuário com acesso ao PROAD e Salvar.

13. Digitei parte do nome na busca pelos participantes e o sistema não retornou o nome. O que faço?

A busca dos participantes deve ser por partes completas do nome. Ex: Alexandre, Maria, Pedro. Caso o usuário digite apenas 'Alexand', 'Joã' ou 'Ped', o sistema não irá retornar valores.

14. Como faço para verificar a autenticidade de documentos do PROAD?

A consulta de autenticidade de documentos do PROAD está disponível em https://proad.trt6.jus.br/proad/f/t/consultardocumento . Para que um documento seja verificável, o servidor que gerou o documento deve ter utilizado o ícone da impressora na ficha do processo, dessa forma, a tarja de verificação de autenticidade será exibida no rodapé do documento. A tarja possui o seguinte formato:

Documento YYYYY do PROAD ZZZZZ/2016. Para verificar a autenticidade desta cópia,
acesse o seguinte endereço eletrônico e informe o código 2016.XXXX.ZZZZ:
15. Para acessar outros vídeo tutoriais do TRT12, basta entrar no link abaixo:

Outros vídeos tutoriais do TRT12.