Simpósio 28 de abril

Para lembrar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) realizou um simpósio com o tema “Sofrimento mental no trabalho: um inimigo silencioso”, no dia 28 de abril, no auditório da Fundacentro/PE.

Dentro da grade de programação, pela manhã, houve as palestras: “Meio Ambiente do Trabalho e Enfermidades Profissionais”, com Fernanda Barreto Lira (APDT); e “Intervenções Psicossociais como Proposta de Promoção de Saúde Mental no Trabalho”, com a psicóloga do trabalho Laura Pedrosa Caldas; além do painel “Adoecimento Mental nos Setores Bancário e de Transportes”, com os auditores fiscais do trabalho Marcos Lisboa Miranda e Naudenis Martins (SRTE/PE).

À tarde, dando continuidade ao evento, foram ministradas as palestras: “A Saúde dos Trabalhadores da Saúde”, com o coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas, professor Oscar Bandeira Coutinho Neto; e “Estresse e Transtorno Mental”, com o médico psiquiatra e perito do INSS, José Waldo Câmara Filho; além do painel “Contemporaneidade: repercussões no psiquismo”, com a especialista em psicologia social Andréa Guimarães Nunes de Oliveira, e a psicóloga clínica Luryaga Porto Farias.

O evento foi voltado a magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, profissionais da área de saúde, empresários, órgãos públicos e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Saúde, Psicologia, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho.

28 de abril

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. A data, então, foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais. Nesse dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril, seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Downloads

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E ENFERMIDADES PROFISSIONAIS - FERNANDA BARRETO LIRA (APDT)

INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS COMO PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO - LAURA PEDROSA CALDAS

ADOECIMENTO MENTAL NOS SETORES BANCÁRIO E DE TRANSPORTES - MARCOS LISBOA MIRANDA E NAUDENIS MARTINS (SRTE/PE).

ANÁLISE DE AFASTAMENTOS DO TRABALHO - NAUDEMIS MARTINS (SRTEPE)

A SAÚDE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE – PROF. OSCAR BANDEIRA COUTINHO NETO

ESTRESSE E TRANSTORNO MENTAL - JOSÉ WALDO CÂMARA FILHO (INSS)

CONTEMPORANEIDADE: REPERCUSSÕES NO PSIQUISMO - ANDRÉA GUIMARÃES NUNES DE OLIVEIRA E LURYAGA PORTO FARIAS