Publicada em 17/10/2025 às 14h30
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, de sua assessora-chefe de gabinete, Nadja Cristina Freitas de Holanda, do juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves da Silva Filho, e dos demais demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 14/10, correição ordinária presencial na 12ª Vara do Trabalho do Recife. Participaram da correição o juiz titular da VT, Hugo Cavalcanti Melo Filho, o juiz do trabalho substituto fixo, João Carlos de Andrade e Silva, o diretor de Secretaria, Andre Pessoa de Carvalho, e demais servidoras/es que compõem a unidade.
Por ocasião da correição, observou-se que a Vara cumpriu todas as metas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2024, bem como destacou-se que a unidade progrediu, em comparação ao lapso anterior, com relação ao mesoindicador “produtividade” do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho.
Destacaram-se os seguintes prazos processuais, situados abaixo das médias da região e da média nacional:
173 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
59 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência;
89 dias da realização da 1ª Audiência até o encerramento da Instrução.
Salientou-se, ainda, o bom índice de processos de conhecimento julgados, de 103,5%, e o bom índice de conciliação, de 40%.
Após a leitura da ata, o desembargador-corregedor deu início à reunião, ressaltando ser juiz de carreira há mais de 36 anos, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, preocupando-se com as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras.
O desembargador-corregedor consignou sua preocupação pela falta de um Fórum próprio para as Varas da Capital, pedindo desculpas pelas condições de trabalho enfrentadas pelos magistrados e servidores.
Manifestou a relevância da efetividade da execução, como também do Projeto Garimpo. Ressaltou que sua gestão tem buscado estudar ferramentas a serem disponibilizadas às Varas, com o fim de auxiliar na liquidação das sentenças, bem como na atualização de cálculos trabalhistas.
Discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve junto à Polícia Judicial, afirmando que um dos papeis desta é assegurar aos juízes/juízas, servidores/servidoras, um ambiente seguro e tranquilo.
Em seguida, o juiz do trabalho titular, Hugo Cavalcanti Melo Filho, agradeceu o trabalho e o empenho de toda a equipe da 12ª Vara do Recife, apesar das adversidades decorrentes da falta de instalações físicas.
Por sua vez, o juiz do trabalho substituto fixo, João Carlos de Andrade e Silva, verbalizou agradecimentos aos servidores e servidoras da Unidade, bem como à equipe da Corregedoria pelo apoio através dos Núcleos de Justiça, e, ainda, ao Juiz Auxiliar, Ibrahim Alves da Silva Filho.
O diretor de Secretaria, Andre Pessoa de Carvalho, ratificou as palavras dos magistrados, agradecendo à equipe pelo trabalho desempenhado.
Encerrados os trabalhos, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcântara, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pela juíza e pelas/os servidoras/es da Vara.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos: Corregedoria Regional (cortesia)