Publicada em 03/12/2024 às 15h27 (atualizada há 04/12/2024 - 11:02)
O Conselho Nacional de Justiça divulgou, na manhã da terça-feira (3/10), o resultado do Prêmio CNJ de Qualidade - edição 2024. O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região repetiu o excelente desempenho alcançado ano passado, mantendo o padrão ouro na premiação, que avalia os Tribunais do Poder Judiciário em relação à gestão administrativa e judiciária, bem como a transparência das informações. O anúncio foi feito durante a realização do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande (MS), com a presença da presidente da Corte, desembargadora Nise Pedroso, e de integrantes da equipe.
Como destaque de 2024, o Regional reduziu o tempo médio dos processos pendentes líquidos em quase 80 dias, com relação aos dados do ano anterior. Os planos de comunicação de projetos importantes, como combate ao assédio e a linguagem simples, também merecem ser realçados, assim como o cumprimento integral das metas nacionais do Poder Judiciário.
Histórico - O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Ao longo dos anos, vários critérios foram sendo aperfeiçoados e incluídos no regulamento da premiação, que é dividida em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia. Com o estabelecimento de metas, o CNJ estimula a governança e gestão, aprimora a prestação jurisdicional, promove a transparência, incentiva a inovação e tecnologia no Judiciário e apoia o planejamento estratégico.
Utiliza-se uma metodologia de avaliação dos tribunais sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. Assim, em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em quatro categorias, a saber: “Excelência, “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.
Todos os tribunais participam do Prêmio CNJ de Qualidade, incluindo os tribunais superiores, os 27 Tribunais de Justiça (TJs), os seis Tribunais Regionais Federais (TRFs), os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os três Tribunais de Justiça Militar (TJMs) dos estados.
Confira o resultado do "Prêmio CNJ de Qualidade - 2024"
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Texto: Gutemberg Soares e Maria Eduarda Vaz / Foto: cortesia