Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SEMANA DO TRABALHO SEGURO ABORDA SAÚDE MENTAL E PCMSO

Fotos: Elysangela Freitas

Psicólogas Michele Rangel e Lúcia Luna explicaram as ações do Saúde Mental

“Programa de Saúde Mental” e “PCMSO: Implantação e Perspectivas” foram os temas das palestras no segundo dia da Semana do Trabalho Seguro, realizada na tarde desta quarta-feira (23), no auditório do condomínio Sudene. O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Sexta Região (Getrin6).

Na primeira palestra, as psicólogas do Tribunal, Michele Rangel e Lúcia Roberta de Albuquerque Luna, apresentaram o Programa Saúde Mental, iniciado como projeto em 2009 pelo Núcleo de Saúde. As psicólogas explicaram que as ações de prevenção e intervenção buscam estimular o trabalho em equipe e a melhoria das relações pessoais nos locais de trabalho, com atividades para manter o equilíbrio mental e emocional de magistrados e servidores, bem como diminuir o estresse já existente e monitorar e mediar conflitos.

PCMSO foi tema da palestra da médica Simone Aguiar

Na sequência, a médica do TRT-PE Simone Aguiar de Santana discorreu sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), baseado na Norma Regulamentadora NR07, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa, por parte dos empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Conforme explicou a médica, o PCMSO tem o objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Durante a apresentação, abordou também os principais parâmetros e diretrizes observados na execução do PCMSO e as ações com o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde realizadas no Tribunal desde 2001.

Na terça-feira (22), no auditório da OAB, em Caruaru, ocorreu a abertura da Semana com as palestras “Assédio Moral no Serviço Público” e “Saúde Bucal x Qualidade de Vida”, ministradas, respectivamente, pelo assistente social do TRT-PE Renatto Pinto e pela dentista do Tribunal Ana Cláudia Melo.

A Semana do Trabalho Seguro, que acontece até o dia 28 de abril, é realizada em homenagem ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado no dia 28. Estiveram presentes neste segundo dia de atividades o desembargador do TRT-PE Fábio André de Farias e a juíza ouvidora do Tribunal, Patrícia Brandão.

Confira a programação completa: programa_semana_trabalho_seguro.pdf

Matéria Relacionada:

http://www.trt6.jus.br/portal/noticias/2014/04/23/tribunal-abre-semana-d...