Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Primeiro dia da Semana da Conciliação

Juíza Regina Maura comanda audiências na 18ª VT do Recife

O Tribunal Regional da 6ª Região (TRT-PE) iniciou hoje (24) a IX Semana Nacional da Conciliação. Até a sexta-feira (28), as 67 Varas do Trabalho (VTs) de Pernambuco somam esforços para estimular que as partes em litígio cheguem a um consenso. Além da pauta normal da vara, outras audiências são abertas exclusivamente para mediar negociações. Nos processos que correm no segundo grau, as audiências da Semana acontecem no Núcleo de Conciliação, que funciona no edifício sede do Tribunal, no Cais do Apolo.

Na 11ª VT do Recife, por exemplo, 16 processos serão atendidos em pautas extras até o fim do evento. Na manhã desta segunda-feira (24), o juiz Gustavo Henrique Cisneiros homologou seis acordos. Já a juíza Regina Maura, que atua na 18ª VT, homologou três. Ao todo, a 18ª VT organizou 36 audiências extras até a sexta-feira.  Além dos acordos, a magistrada também mediou a negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Locação de Mão de Obra e a Hister Higienização e Serviços Terceirizados. Apesar de não haverem conciliado, as partes saíram com uma proposta viável para ambas e farão outra tentativa de conciliação no dia 5 de dezembro, em nova sessão.

Juiz Matheus Rezende fala que é importante ser objetivo no momento da negociação

“A conciliação é algo muito comum, muito recorrente na Justiça do Trabalho. Nesta Semana, com a divulgação, os números aumentam”, destacou o juiz da 19ª VT do Recife, Matheus Rezende, que homologou dois acordos. O magistrado entende que para obter sucesso na conciliação é preciso que o autor venha disposto a “deixar a mágoa de lado e ser objetivo”, e que o próprio trabalhador identifique um valor que lhe satisfaça, já que a reparação na Justiça será financeira, não podendo modificar o que foi vivenciado.

Os interessados em participar poderão solicitar o agendamento de uma audiência de tentativa de conciliação pelo site do TRT-PE, pelo telefone 0800 722 4477 (apenas processos que tramitam no 2º grau) ou diretamente na unidade onde corre a ação.

Conciliação na mídia

Juiz Rafael Val Nogueira fala da importância da conciliação

Além das entrevistas concedidas na sede do TRT-PE, o juiz Rafael Val Nogueira também falou com a equipe da Rede Globo Nordeste e da Rede Tribuna no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, onde funcionam as 23 varas da capital (edifício Sudene). As reportagens serão veiculadas hoje, respectivamente no NE TV 2ª Edição e no Jornal da Tribuna.

Texto: Helen Falcão

Foto: Stela Maris