Publicada em 09/09/2021 às 11h47 (atualizada há 09/09/2021 - 11:54)
Na tarde dessa quarta-feira (8), o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) deu início ao seminário on-line Trabalho e Covid-19: impactos nas instituições e nas pessoas, transmitido ao vivo pelo YouTube.
A ação busca refletir sobre os transtornos psíquicos e o enfrentamento ao suicídio neste período de pandemia, discutindo as repercussões na saúde mental dos/das trabalhadores/as nas organizações e apontando boas práticas diante do sofrimento psíquico.
Nesse primeiro dia, ocorreram as palestras “Ações de Prevenção, Recuperação e Promoção de Saúde Mental no Cerest/PE”, com a psicóloga Ana Lúcia Queiroz; “Cuidando dos Cuidadores: suporte psicossocial aos profissionais da Secretaria da Saúde”, com a psicóloga Kátia Brasileiro; “Compliance e Indicadores Sociais de Sustentabilidade Empresarial”, com a psicóloga da Chesf Laura Pedrosa; e “Instrumento de Autoavaliação da Saúde Mental de Trabalhadores”, com o procurador do Trabalho Leonardo Mendonça.
O evento continua na tarde desta quinta-feira (9), para os/as já inscritos/as, com mais quatro palestras de especialistas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o TRT-19, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), a Escola Judicial (EJ6) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE).
Acessibilidade - durante a transmissão da live, integrantes do Clube dos Girassóis, que são jovens com síndrome de Down, fizeram a interpretação das palestras na língua brasileira de sinais (Libras). Além disso, os/as palestrantes, no início das explanações, fizeram sua autodescrição, como forma de inclusão aos/às participantes com deficiência visual.
Participaram desse primeiro dia do seminário o corregedor do TRT-PE, desembargador Ruy Salathiel; o gestor e a gestora regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas; a presidente da AmatraVI, juíza Laura Cavalcanti Botelho; a procuradora-chefe do MPT-PE, Ana Carolina Lima Vieira Ribemboim; e o superintendente regional do Trabalho, Napoleão Filho.