Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho

Há exatos 50 anos, era instituído o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho). A data foi criada para marcar a conquista de melhorias nas condições de saúde e segurança no ambiente laboral. Em 1972, foram publicadas as Portarias 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 empregados, além de atualizarem a CLT, determinando a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Dados

Segundo levantamento do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, https://smartlabbr.org/ o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 572 mil Comunicações de Acidente de Trabalho em 2021, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com a plataforma, no mesmo ano, houve mais de 153 mil concessões de auxílio-doença acidentário e 4 mil aposentadorias por invalidez decorrentes de acidentes. E os gastos com benefícios previdenciários ultrapassaram R$ 17 bilhões em auxílios-doença acidentário e R$ 70 bilhões em aposentadorias pela mesma causa, conforme dados do INSS.

Getrin6

Engajado na luta para reduzir esses números, a Justiça Trabalhista, através do Programa Trabalho Seguro, busca divulgar, conscientizar e estimular os cuidados com a saúde e segurança laborais. Em Pernambuco, essas ações são desenvolvidas pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6). O Grupo foi criado em julho de 2012, composto, inicialmente, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, INSS e Advocacia-Geral da União.

Com o tempo, também passaram a fazer parte do Getrin6: a Fundacentro/PE, Fiocruz, Prefeitura de Olinda, Inemast, Associação dos Magistrados Trabalhistas da 6ª Região, OAB-PE, Associação dos Advogados Trabalhistas, Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Caixa de Assistência dos Advogados, Fundação Apolônio Salles e os Centros de Referências em Saúde do Trabalhador de Pernambuco, Recife e Jaboatão dos Guararapes.

No âmbito do TRT-6, o Programa Trabalho Seguro e o Getrin6 são coordenados, atualmente, pelo desembargador Fábio Farias, e pelos magistrados Ana Freitas e Leandro Fernandez. Comprometido permanentemente com a segurança e a saúde do trabalhador, o Tribunal promove audiências públicas, eventos acadêmicos, exposições, pesquisas, debates e mobilizações sociais, visando desenvolver junto a magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, organizações, empresas, estudantes e à sociedade uma cultura prevencionista, voltada a um ambiente laboral mais seguro e saudável. 

Saiba mais sobre o Getrin6


---
 
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Divisão de Comunicação Social (DCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Arte: TST