Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 realiza blitze educativas voltadas a entregadoras e entregadores por aplicativo

Com o objetivo de alertar trabalhadoras e trabalhadores de entrega por aplicativo para a importância da saúde e segurança em suas atividades diárias, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) realizou blitze educativas em dois hubs (centros de retiradas de pedidos) da Região Metropolitana do Recife. A ação, denominada Entrega Segura, aconteceu nessa quarta-feira (27/9), pela manhã, próximo ao Shopping RioMar, e à tarde, ao lado do Shopping Patteo Olinda.


Entregadores receberam kit contendo camisa com proteção UV, boné e squeeze

Durante as blitze, houve exibição de um vídeo temático, produzido especialmente para a ação, com orientações sobre prevenção de acidentes laborais. Após responderem a uma pesquisa, as pessoas abordadas recebiam um kit contendo camisa com proteção UV, boné e squeeze. E apontando a câmera do celular para o QRCode disponível em um banner de divulgação, foi possível acessar uma cartilha digital com mais dicas sobre saúde e segurança voltadas para a categoria. Participaram da ação representantes do TRT-6, da Prefeitura de Olinda e do Cerest Estadual


A juíza do TRT-6 Sarah Yolanda, gestora do Programa Trabalho Seguro, coordenou a ação

A gestora do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, juíza Sarah Yolanda, explica que esse público-alvo foi escolhido para a campanha por ser uma categoria bastante vulnerável. “Essa ação foi idealizada para conscientizar entregadoras e entregadores dos cuidados que eles devem ter com sua própria saúde, devido aos riscos dessa atividade, que vão muito além de acidentes de trânsito, podendo desencadear doenças psicossociais, como estresse, ansiedade e depressão", ressaltou.

Perfil

Pesquisa realizada durante as blitze levantou dados interessantes sobre a categoria. Dos entrevistados, 98% eram homens, 38% têm entre 20 e 30 anos de idade, 53% se consideram pardos e 73% têm ensino médio completo. A maioria (34%) atua há pelo menos três anos com entregas, 57% utilizam motos e 40% já sofreram acidentes. Os mais novos na atividade faturam cerca de R$ 1.500,00 por mês e os veteranos chegam a ganhar R$ 3 mil mensais, com jornadas que variam de oito a 12 horas por dia.

Getrin6

O Getrin6 desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro do TST e tem como gestores os magistrados do TRT-6, desembargadores Fábio Farias e Virgínio Benevides, e juíza Sarah Yolanda. Fazem parte do Grupo o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, AmatraVI, MPT-PE, Srtb/PE, AGU, OAB-PE, Prefeitura de Olinda, AATP, Aespe, INSS, Caape, Fundacentro/PE, Inemast, Fundação Apolônio Salles, Sindicato dos Bancários e Cerests de Pernambuco e Recife.

Confira mais fotos da ação.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Roberta Mariz