Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária na 2ª Vara do Trabalho do Recife

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcantara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional em exercício, Nadja Cristina Freitas de Holanda, do juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves da Silva Filho, e dos/as demais integrantes da equipe, realizou, no dia 25 de junho, correição ordinária presencial na 2ª Vara do Trabalho do Recife. 

Participaram da correição a juíza titular da VT, Márcia de Windsor Nogueira, o juiz do trabalho substituto, Leonardo Pessoa Burgos, o diretor de Secretaria, Igor José Bezerra Brasilino, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade.

Por ocasião da correição, destacaram-se os prazos médios: do início ao encerramento da etapa de execução, haja vista estar abaixo das médias do Regional, da capital e da média nacional; do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência, eis que abaixo da média da capital e também da média nacional; e entre a conclusão do processo e a prolação da sentença, tendo em vista se encontrar abaixo da média da Capital.

A Vara atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2024, quais sejam, 1,  2, 3 e 5, chamando a atenção o cumprimento da meta de julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos, atingindo um percentual de 105,3 %.

Ainda constatou-se, quanto ao Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), que a Vara progrediu em comparação ao lapso anterior, em relação aos mesoindicadores Celeridade, Taxa de Congestionamento e Força de Trabalho.

O desembargador corregedor iniciou a reunião final passando a palavra ao juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim da Alves da Silva Filho, que manifestou a tônica do trabalho da atual Corregedoria, expressando as orientações e os enfoques do atual corregedor no sentido de apoiar e cooperar com as Unidades Judiciárias, para que a prestação jurisdicional seja feita da melhor maneira possível. Discorreu sobre o trabalho que o corregedor desenvolve no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, bem como junto à Polícia Judicial, sendo um dos objetivos assegurar a segurança dos juízes/juízas, servidores/servidoras e partes. Falou a respeito da relevância do Projeto Garimpo para a gestão do desembargador Paulo Alcantara, bem como do desenvolvimento de ferramentas a serem disponibilizadas às Varas, a exemplo da ferramenta que tem a finalidade de auxiliar na liquidação das sentenças e atualização de cálculos trabalhistas, dentre outras.

Após a leitura do resumo da Ata, a juíza titular, Márcia de Windsor Nogueira, agradeceu a atenção da Corregedoria, ao tempo que elogiou sua equipe pela dedicação no cumprimento dos deveres e realização de um excelente trabalho que favorece os bons resultados alcançados, mesmo diante de tantas dificuldades. Ressaltou neste ponto, como exemplo, a falta de um Fórum, o que leva à ausência de convívio diário, ainda gerando complicações que refletem em alguns números, porquanto, disse que a realização das audiência em turno vespertino traz desafios, como adiamento das audiências, o que acontece paralelo à pressão dos/as advogados/as. 

Agradeceu ainda ao servidor Ricardo Henrique Japiassu Correia Lima, que atende no Balcão Virtual, por sua dedicação e amabilidade, característica que estende aos demais servidores e servidoras. Pronunciou especial agradecimento ao diretor de Secretaria, Igor José Bezerra Brasilino, nominando-o como maestro de equipe, pela sua competência, entendimento com as inovações tecnológicas, e por sempre se mostrar disponível para todos/as da equipe. Equipe esta que diz ser maravilhosa, enfatizando a empatia entre seus/uas membros/as, sempre unidos/as, pelo que parabeniza a cada um/a. Destacou sua parceria com o juiz substituto, a competência deste, sua leveza e bom humor. 

Por sua vez, o juiz do trabalho substituto, Leonardo Pessoa Burgos, chamou a atenção para o fato de que, após passar 2 anos em São Paulo e ter retornado do sertão e agreste do Estado de Pernambuco, deparou-se com uma equipe de servidores e servidoras da 2ª Vara do Recife digna de elogios, pois, para além dos números que refletem os resultados, ainda mantêm o coleguismo, a boa convivência e a união, mesmo frente às dificuldades que enfrentam pela falta de um espaço físico, pedindo que preservem essa postura tão bela de ajuda mútua, formando uma rede de apoio incondicional que dá continuidade aos serviços da Vara, expressando assim seu muito obrigado. 

Já o timoneiro da equipe, assim chamado pelo juiz substituto, o diretor de Secretaria, Igor José Bezerra Brasilino, mencionou também a dificuldade da mudança do horário das audiências. Afirmando trabalhar com a magistrada titular desde 2010, dirigiu-lhe agradecimentos,  pelo apoio e abertura ao diálogo, e ao magistrado substituto, pelo compromisso com a Vara e por ser uma pessoa acessível. Reportou-se aos servidores e servidoras com carinho, reforçando os elogios, pontuando serem pessoas maravilhosas e compromissadas, sendo cada um verdadeiro suporte que se pode contar em qualquer tempo de necessidade. Prosseguiu elogiando a Corregedoria pela adoção de critérios de atos de cobrança, nova postura de apoio e compreensão das peculiaridades das Varas. 

O servidor Fabio Adalberto Pereira da Silva pediu a palavra para agradecer à equipe da Vara pelo acolhimento. 

Por fim, o juiz auxiliar da Corregedoria, em nome do corregedor, verbalizou agradecimentos pela presença de todos os servidores e servidoras da 2ª VT do Recife/PE, parabenizando-os/as pelo progresso e visão de futuro. 

Encerrados os trabalhos, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcantara, agradeceu a colaboração prestada pela magistrada, pelo magistrado, pelas servidoras e pelos servidores da Vara.
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos: Corregedoria Regional (cortesia)