Publicada em 08/01/2018 às 14h16 (atualizada há 19/03/2024 - 21:18)
Paulo Alcantara, natural de Recife (PE), concluiu, em 1986, o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde também fez pós-graduação com especialização em Direito do Trabalho (1992). É pós-graduado em Psicologia Junguiana com enfoque na Prática Clínica, pela UniRedentor, e em Educação pela UFRPE, com especialização em Formação Docente e Prática Pedagógica. Também é mestre pela UFPE em Educação na mesma linha de pesquisa da pós-graduação.
Ingressou na magistratura em 1988, exercendo a titularidade das varas de Penedo (AL), Salgueiro, Barreiros, Belo Jardim, 2ª VT de Jaboatão dos Guararapes, 11ª VT do Recife e Limoeiro. Nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) em março de 2014, atualmente, é presidente da 2ª Turma do Regional, coordena o Comitê de Segurança Permanente e é gestor titular no Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos e no Termo de Cooperação Técnica em Pernambuco para a implantação do Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional (PNAT). Também é coordenador do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco do CNJ. E é coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE). Além disso, é gestor do Programa Regional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, no âmbito do TRT-6; e membro da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Pernambuco (COETRAE-PE).
Lecionou na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), no Bureau Jurídico - Complexo Educacional de Ensino e Pesquisa, e na Faculdade Maurício de Nassau. Também ministrou aulas em pós-graduação, como professor convidado, em centros de educação de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Como docente e juiz-cidadão, tem ministrado palestras em escolas públicas no interior de Pernambuco, sempre voltadas aos adolescentes do Ensino Médio, com ênfase em métodos de estudo, qualificação profissional, empregabilidade e noções básicas de direito e cidadania. Já esteve à frente do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem em Pernambuco.
E criou um perfil no Instagram (@des_pauloalcantara) para dialogar com o público sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas; o que é inumano? liberdade; indignação; coragem; compromisso; respeito aos valores humanos e patamar civilizatório mínimo.