Seminário Trabalho Seguro e Saudável no Sertão do Araripe

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promoveu, entre os dias 8 e 9 de junho de 2015, seminário aberto ao público, em Araripina/PE, com o tema “Trabalho Seguro e Saudável no Sertão do Araripe”. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (Facisa).

A abertura solene ocorreu na noite da segunda-feira (8), com a conferência “Adoecimento e morte do trabalhador na perspectiva dos direitos humanos”, proferida pelo presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), juiz André Machado. Na manhã da terça-feira, Albério Feitosa Calado, engenheiro em segurança do Trabalho e inspetor do Crea, falou sobre “Amostras de aerodispersóides no polo gesseiro do Araripe”. Em seguida, o pesquisador da Fundacentro/PE, Gilson Lúcio Rodrigues, comentou a “Exposição ao ruído e à poeira: danos à saúde, avaliação e medidas de controle”. Finalizando as palestras da manhã, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Carlos Silva, abordou “NR12: desafios e perspectivas”.

Na parte da tarde, foi exibido o filme “O Ouro Branco de Araripina” – uma produção da TV Brasil. A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vanessa Patriota, palestrou sobre “Condições de trabalho no polo gesseiro do Araripe: panorama atual e atuação do MPT”. Na sequência, o educador da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes Batista, expôs “A Cipa e suas várias configurações: um recorte para o setor da mineração”. Encerrando o Seminário, a assistente social do Programa de Educação Previdenciária do INSS-Gerência Regional Recife, Lindinalva Amorim, apresentou os “Benefícios acidentários em decorrência do acidente do trabalho”.

Downloads das Apresentações (pdf)

AMOSTRAS DE AERODISPERSÓIDES - ALBÉRIO CALADO

EXPOSIÇÃO AO RUÍDO E À POEIRA - GILSON RODRIGUES (FUNDACENTRO/PE)

NR12: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - CARLOS SILVA (SRTE-PE)

CONDIÇÕES DE TRABALHO NO POLO GESSEIRO DO ARARIPE - VANESSA PATRIOTA (MPT-PE)

A CIPA E SUAS VÁRIAS CONFIGURAÇÕES - JOSÉ HÉLIO (FUNDACENTRO/PE)

BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS EM DECORRÊNCIA DO ACIDENTE DO TRABALHO - LINDINALVA AMORIM (INSS)