Publicada em 20/10/2025 às 13h10 (atualizada há 20/10/2025 - 13:37)
Objetivo: Identificar saldos bancários esquecidos em contas judiciais sem processo ou beneficiário associado, garantindo a correta destinação dos valores.
Benefício: Promover transparência, eficiência e justiça na destinação dos recursos judiciais, permitindo que beneficiários legítimos sejam localizados por meio da integração e análise automatizada de dados judiciais e bancários.
Público-Alvo: Magistrados, servidores das varas, corregedorias e equipes administrativas envolvidas na gestão de contas judiciais.
Descrição: O projeto “Caça ao Tesouro Legado” foi uma iniciativa trazida pela Corregedoria e que teve sua prova de conceito desenvolvida no Laboratório de Inovação pela Divisão de Inovação e Pesquisa Tecnológica. A ação é voltada à identificação de saldos bancários esquecidos em contas judiciais sem processo ou beneficiário associado. Utilizando dados do SIAJ, PJe, SIF, extratos bancários e outros documentos, o projeto aplica técnicas de mineração de dados e automatização para realizar a associação entre contas e processos, além de identificar os beneficiários legítimos. Em sua prova de conceito, já foram mapeadas 9.300 contas e identificados 2.979 beneficiários. O projeto foi exposto pelo servidor Auston Costa na Expojud 2025, selecionado pela expectativa de impacto social que a iniciativa representa à sociedade.
Metas ODS:
ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: A aplicação de mineração de dados e automação para identificar contas judiciais inativas representa inovação tecnológica e aprimora a infraestrutura administrativa do Judiciário.
ODS 10 - Redução das Desigualdades: Ao garantir que valores esquecidos sejam destinados aos legítimos beneficiários, o projeto contribui para a redução das desigualdades sociais e financeiras.
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: O projeto fortalece a confiança nas instituições públicas ao assegurar transparência, eficiência e equidade na gestão dos recursos judiciais.
Contribuir para a promoção da justiça eficaz e eficiente com os seguintes alinhamentos estratégicos
Macrodesafios ao Poder Judiciário 2021-2026: Fortalecimento da governança e da gestão das informações, com foco na transparência e na correta destinação de valores judiciais.
Plano Estratégico do TRT-6 : Garantir o uso eficiente de recursos financeiros e tecnológicos, promovendo maior confiança social nas ações do Judiciário.
ENTIC-JUD 2021-2026: Fomentar a transformação digital, a inovação e o uso de tecnologias para aprimorar a eficiência institucional e a satisfação do cidadão.