II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) realizou o II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que teve como tema “Trabalho, meio ambiente e saúde: novos cenários, novas perspectivas“. O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro de 2015, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em Santo Amaro, Recife/PE.

Palestras, oficinas, painéis, debates, exposição fotográfica, lançamento de livros e mostra de vídeos ligados ao tema fizeram parte da programação do evento que é voltado a magistrados, servidores, advogados, órgãos públicos, entidades sindicais, profissionais, empresários e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho.

A abertura do Congresso aconteceu na tarde do dia 24/11, com a conferência magna do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão, que abordou o tema “Direito fundamental à saúde do trabalhador”. No hall da Fiepe, os participantes puderam apreciar os ensaios “Labor das Deusas”, da fotógrafa Stela Maris; “Trabalhadores eternos”, do fotógrafo Danilo Galvão; e “O verso dos trabalhadores”, dos fotógrafos Avener Prado Geyson Magno, Marlene Bergamo, Tibério França e Walter Firmo.

Na manhã do dia 24, abrindo as atividades, a psicóloga do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Michelle Rangel falou sobre “Saúde mental e integralidade”. A palestra seguinte: “Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço”, foi ministrada pelo educador da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes Batista. Na sequência, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Carlos Fernando da Silva Filho abordou o tema “NR12: desafios e perspectivas”. Fechando os trabalhos da manhã, o coordenador técnico da Fundacentro/PE e presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe), Luiz Antônio de Melo ministrou a palestra “Impactos ambientais causados pela indústria moveleira”.

Na parte da tarde, aconteceram as palestras “Produção probatória e meios de mensuração do dano ao trabalhador”, com a juíza do TRT-PE Ana Freitas; “Novo CPC e análise das condições de trabalho”, com a também juíza do TRT-PE Luciana Conforti; “Impactos ambientais das mudanças climáticas”, com Cristiano Carrilho da Secretaria do Meio Ambiente de Pernambuco; e “Construções sustentáveis e certificação ambiental”, com Sérgio Maffioletti do Grupo JCPM; além da mesa redonda “O verso dos trabalhadores”, com a participação dos escritores Alessandro Soares, Clara Arreguy e Geyson Magno.

A primeira palestra da manhã do dia 25 foi proferida pelo assessor do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems), Paulo Dantas, que falou sobre “O desafio do SUS na implantação da política nacional de saúde do trabalhador”. Em seguida, o coordenador geral de saúde do trabalho do Ministério da Saúde, Jorge Machado, comentou os “Desafios da vigilância em saúde do trabalhador no SUS”. Na sequência, o chefe da Seção de Serviço Social do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Renatto Marcello de Araújo Pinto, ministrou a palestra “A responsabilidade socioambiental no contexto do poder judiciário”. Encerrando o bloco da manhã, o professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antônio Nunes, lançou seu livro “Segurança do trabalho na construção civil”, (186 páginas, editora Atlas).

O Congresso continuou à tarde com o painel “Trabalhador rural e os riscos à saúde”, com Emílio Falcão e Flávio Lins; e as palestras “Agrotóxicos e trabalho seguro”, com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Pedro Serafim; “A saúde ocupacional na gestão de resíduos eletroeletrônicos”, com Lúcia Helena Xavier da Fundaj; “A política nacional de resíduos sólidos e a indústria”, com Demétrio Toledo Jr.; e “Desenvolvimento sustentável”, com o promotor do Ministério Público de Pernambuco, André Felipe Barbosa. O desembargador do TRT-MG Sebastião Oliveira fez a conferência de encerramento do Congresso, falando sobre “Políticas públicas de segurança do trabalhador”.

Downloads

23/11/15

DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE DO TRABALHADOR - MINISTRO CLÁUDIO BRANDÃO (TST)

24/11/15

SAÚDE MENTAL E INTEGRALIDADE - MICHELLE RANGEL (TRT-PE)

MEU TRABALHO TEM VALOR, MINHA SAÚDE NÃO TEM PREÇO – HÉLIO LOPES (FUNDACENTRO/PE)

NR12: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - CARLOS SILVA (SINAIT)

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA MOVELEIRA - LUIZ MELO (AESPE)

PRODUÇÃO PROBATÓRIA E MEIOS DE MENSURAÇÃO DO DANO AO TRABALHADOR - JUÍZA ANA FREITAS (TRT-PE)

NOVO CPC E ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO - JUÍZA LUCIANA CONFORTI (TRT-PE)

IMPACTOS AMBIENTAIS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS - CRISTIANO CARRILHO (SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE PE)

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL - SÉRGIO MAFFIOLETTI (GRUPO JCPM)

O VERSO DOS TRABALHADORES - ALESSANDRO SOARES, CLARA ARREGUY E GEYSON MAGNO

25/11/15

O DESAFIO DO SUS NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR - PAULO DANTAS (COSEMS)

DESAFIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS – JORGE MACHADO (MINISTÉRIO DA SAÚDE)

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO - RENATTO PINTO (TRT-PE)

SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PROF. ANTÔNIO NUNES (UFPE)

TRABALHADOR RURAL E OS RISCOS À SAÚDE - EMÍLIO FALCÃO E FLÁVIO LINS

AGROTÓXICOS E TRABALHO SEGURO - PEDRO SERAFIM (MPT)

A SAÚDE OCUPACIONAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS - LÚCIA XAVIER (FUNDAJ)

A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A INDÚSTRIA - DEMÉTRIO TOLEDO

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ANDRÉ BARBOSA (MPPE)

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR – DES. SEBASTIÃO OLIVEIRA (TRT-MG)