Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 participa do ExpoJud 2025

Uma equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) participou do ExpoJud 2025, congresso internacional que reúne especialistas em Tecnologia, Inovação e Direito, voltado ao ecossistema de Justiça e órgãos de controle. O evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de outubro, em Brasília, promovendo debates sobre transformação digital, inteligência artificial e novas estratégias de governança tecnológica no serviço público. Durante a ExpoJud, o TRT-6 apresentou duas iniciativas inovadoras que reafirmam seu compromisso com a modernização, a transparência e o impacto social no âmbito da Justiça do Trabalho.

O servidor Paulo Cerqueira demonstrou o projeto desenvolvido por meio de convênio inédito no Brasil, resultado de uma cooperação técnica entre o Tribunal e a Universidade Católica de Pernambuco, que deu origem à Escola do Consenso. Pioneiro na Justiça do Trabalho brasileira, esse Centro de Conciliação constitui um espaço destinado à realização de mediações voltadas à construção de soluções autocompositivas para conflitos individuais trabalhistas, com a participação direta de mediadoras/es e estudantes da Unicap, sob a supervisão de magistradas e magistrados do Regional. Na ocasião, o servidor apresentou os resultados já alcançados e as perspectivas futuras, despertando o interesse de outros regionais, como o TRT-13 e o TRT-4, para a celebração de novas parcerias. 

E o servidor Auston Costa expôs o projeto “Caça ao Tesouro Legado”, uma iniciativa trazida pela Corregedoria do TRT-6 e que teve sua prova de conceito desenvolvida no Laboratório de Inovação pela Divisão de Inovação e Pesquisa Tecnológica. A atividade tem como foco a identificação de saldos bancários esquecidos em contas judiciais sem processo ou beneficiário associado. A partir da integração de dados de sistemas como SIAJ, PJe, SIF, além de extratos bancários e outros documentos, utilizam-se técnicas de mineração de dados e automatização para associar contas a processos e identificar as/os verdadeiras/os beneficiárias/os. Em sua prova de conceito, já foram mapeadas 9.300 contas e identificados 2.979 beneficiárias/os, promovendo transparência, eficiência e justiça na destinação dos recursos judiciais. Saiba mais. 

Os participantes destacaram que os conhecimentos adquiridos no congresso poderão subsidiar melhorias nos projetos em andamento e inspirar novas iniciativas voltadas à eficiência e à qualidade dos serviços prestados. A participação reafirma o esforço do Tribunal em acompanhar as transformações tecnológicas e aplicar inovações de forma responsável e alinhada às necessidades do Judiciário e da sociedade. A presença da equipe no congresso reforça o compromisso do Tribunal com a modernização dos serviços judiciais e o fortalecimento da cultura de inovação. A participação na ExpoJud possibilitou o intercâmbio de experiências e o acesso a novas ferramentas tecnológicas que contribuem para o aprimoramento das práticas institucionais.

Representaram o TRT-6: o secretário-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação, Alessandro Souza; o assessor de gabinete Paulo Cerqueira; e os servidores Lucas Gambarra (Seção de Apoio ao Planejamento e Projetos de TIC), Lucas Barreto (Seção de Administração e Sustentação do PJe), Auston Costa (Divisão de Inovação e Pesquisa Tecnológica), Flávio Couto (Divisão de Sistemas Judiciais), Leonardo Vilaça (Seção de Monitoramento dos Serviços de TIC) e Luiz Santos (Seção de Gestão de Serviços de TIC).

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/fotos: SGTIC TRT-6