Seminário Trabalho Seguro e Saudável no Polo Têxtil do Agreste

Entre os dias 26 e 27 de agosto de 2015, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promoveu seminário aberto ao público, em Caruaru/PE, com o tema “Trabalho Seguro e Saudável no Polo Têxtil do Agreste”. O evento foi realizado no Teatro Difusora, no Shopping Difusora.

A abertura aconteceu na noite da quarta-feira (26), com a palestra “Trabalho decente no setor têxtil”, proferida pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Paulo Mendes. Na quinta-feira (27), pela manhã, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ana Freitas, falou sobre “Produção probatória, perícias judiciais e nexo técnico epidemiológico”. Em seguida, Isabela Aguiar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), comentou sobre os “Dados estatísticos em acidentes do trabalho” e o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) André Menezes abordou o “Desenvolvimento sustentável no polo têxtil”. Fechando a programação da manhã, o auditor fiscal do MTE, Marcos Miranda, proferiu a palestra “Riscos ocupacionais e a saúde do trabalhador”.

Na parte da tarde, ocorreram dois painéis: “A atuação do MPT no setor têxtil: saúde e segurança nas facções”, com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT/PE) Adilson Pereira, e “Manuseio e armazenagem de produtos químicos em lavanderias da cidade de Toritama”, com o tecnólogo em segurança do trabalho da Fundacentro/PE, Roberto Dantas. O encerramento do seminário ficou a cargo do ergonomista da Fundacentro/SP, Ricardo Serrano, que palestrou sobre o “Projeto de melhoria das condições ergonômicas do posto de trabalho das costureiras”.

Polo Têxtil

O polo têxtil do Agreste é o segundo maior polo de confecções do Brasil, abarcando 13 cidades, nas quais se concentram mais de 18 mil empresas do setor, que geram cerca de 140 mil empregos direitos e indiretos. Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama formam o principal ponto de venda e fabricação de confecções do polo.

Downloads das Apresentações (pdf)

TRABALHO DECENTE NO SETOR TÊXTIL - PAULO MENDES (MTE)

PRODUÇÃO PROBATÓRIA, PERÍCIAS JUDICIAIS E NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO – JUÍZA ANA FREITAS (TRT-PE)

DADOS ESTATÍSTICOS EM ACIDENTES DO TRABALHO - ISABELA AGUIAR (OAB-PE)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO POLO TÊXTIL - ANDRÉ MENEZES (MPPE)

RISCOS OCUPACIONAIS E A SAÚDE DO TRABALHADOR - MARCOS MIRANDA (MTE)

A ATUAÇÃO DO MPT NO SETOR TÊXTIL: SAÚDE E SEGURANÇA NAS FACÇÕES - ADILSON PEREIRA (MPT/PE)

MANUSEIO E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS EM LAVANDERIAS DA CIDADE DE TORITAMA - ROBERTO DANTAS (FUNDACENTRO/PE)

PROJETO DE MELHORIA DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DO POSTO DE TRABALHO DAS COSTUREIRAS - RICARDO SERRANO (FUNDACENTRO/SP)