Publicada em 02/07/2013 às 14h00 (atualizada há 05/02/2016 - 09:45)
Semana do Trabalho Seguro na Construção Civil
Para conscientizar todos os setores da construção civil sobre os cuidados e medidas necessários, a fim de prevenir acidentes no ambiente de trabalho, no período de 26 a 30 de novembro de 2012, foi realizada a Semana do Trabalho Seguro na Construção Civil, organizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Getrin).
As desembargadoras Dinah Figueiredo e Valéria Gondim, gestoras regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, à época, estiveram à frente do evento no primeiro dia, pela manhã, durante visita a duas obras na Zona Norte do Recife, onde falaram sobre os índices de acidentes em obras da construção civil. Um grupo de arte-educadores realizou uma teatralização para ilustrar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As gestoras regionais e os arte-educadores visitaram outros canteiros e escolas de referência em Ensino Médio, ao longo da semana.
À tarde do dia 26, dando início ao ciclo de palestras, na sede do Sinduscon-PE, no Recife, a palestra Ações Regressivas Relativas a Acidentes de Trabalho, ministrado pelo juiz do trabalho titular da 2ª Vara do Trabalho de Jaboatão, Sérgio Torres.
O juiz Sérgio Torres voltou a abordar o tema ação regressiva, na terça-feira (27/11), dessa vez na sede da Ademi-PE (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco).
Na quinta-feira (29), O Getrin promoveu um seminário no auditório da CELPE, que iniciou, pela manhã, com a palestra proferida pelo engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, ergonomista e gestor ambiental José Cloves Fernandes, que falou sobre o tema “Saúde e Segurança do Trabalho”. Na sequência, o especialista em segurança do trabalho e gerente de sustentabilidade da Odebrecht, Cézar Rangel, fez relato de um case sobre as boas práticas de prevenção de acidentes adotadas pela empresa.
Na tarde do dia 29, o professor da UPE, especialista em segurança do trabalho, Béda Barkokébas, apresentou as novidades introduzidas pela NR 35, que regulamenta os procedimentos de segurança para o trabalho em altura. Em seguida, o evento continuou com a realização de um talk show, dirigido pelo juiz do trabalho Hugo Melo e do qual participaram o procurador da AGU Hudson Pinheiro, a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego Simone Holmes, o procurador do trabalho Leonardo Mendonça, e o chefe da Fundacentro, Maurício Viana.