Publicada em 10/09/2024 às 18h07 (atualizada há 15/10/2024 - 08:05)
Objetivo: Agilizar a execução de processos judiciais
Benefício: Identificar as pesquisas patrimoniais já realizadas no processo ou para um cpf/cnpj usando inteligência artificial para ler os documentos anexados ao processo.
Público-Alvo: Magistrados e servidores das varas que trabalham na execução judicial.
Descrição: A ideia é analisar os documentos incluídos no processo durante a fase de execução para detectar casos duplicados de pesquisa patrimonial. Sumarizar os quantitativos desses processos para tomadas de decisão e listar os itens de uma vara para uma possível atuação pelas equipes para diminuição desse acervo buscando assim uma duração processual menor.
Metas ODS:
ODS 9.3 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: A aplicação de inteligência artificial para a redução ou eliminação de trabalhos manuais e repetitivos é uma forma de inovação tecnológica na infraestrutura legal.
ODS 10 - Redução das Desigualdades: Ao acelerar os andamentos processuais busca-se uma redução das desigualdades por meio da prevalência célere da justiça.
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: O mapeamento de unidades de trabalho com esforço repetitivo e sua identificação ou classificação no acervo de trabalho possibilita a otimização de recursos para se buscar eficiência e eficácia na instituição.
Contribuir para a promoção da justiça eficaz e eficiente com os seguintes alinhamentos estratégicos
Macrodesafios ao Poder Judiciário 2021-2026: Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, com a redução no tempo de tramitação dos processos pendentes, considerando as fases dentro do judiciário.
Plano Estratégico do TRT-6 : Garantir a duração razoável do processo, com a redução da Taxa de Congestionamento Líquida (TCL).
ENTIC-JUD 2021-2026: Promover a Transformação Digital e Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema.