Publicada em 19/01/2022 às 14h47 (atualizada há 04/02/2022 - 12:56)
Com o título “Melodia da inclusão”, a exposição fotográfica sobre a Orquestra de Câmara do Alto da Mina, que está instalada na Escola Judicial do TRT6 (EJ6), é fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) e a orquestra. As imagens expostas narram uma iniciativa que revela como a gratidão, a solidariedade e a visão social de uma instituição podem ajudar a transformar a realidade de jovens numa comunidade em situação de vulnerabilidade. Parte da série compôs a edição de 2021 do Calendário do TRT6.
O projeto social Orquestra de Câmara do Alto da Mina surgiu em 2015, da iniciativa da Igreja Batista dos Bultrins (Olinda/PE) com o sonho do renomado maestro Israel de França, que sempre quis voltar às origens para mudar vidas e ampliar horizontes por meio da música. O projeto assiste atualmente 62 crianças e adolescentes carentes da comunidade olindense homônima.
O TRT6 entrou nessa história em 2016, quando as crianças e os adolescentes do projeto social ganharam de um grupo de magistrados e servidores 15 violinos, após haverem sofrido um assalto durante a primeira viagem para fora de Pernambuco, a Alagoinhas/BA.
Desde a doação dos instrumentos, as relações entre Orquestra e Tribunal foram se estreitando. Posteriormente, a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as instituições, em 2017, selou a parceria que viria a ser um sucesso. As apresentações foram se intensificando e a Orquestra ganhou força e não parou de tocar a convite do Regional nas mais diversas ocasiões e palcos: solenidades, festas de confraternização, aberturas de eventos, carnaval, teatro Santa Isabel. A cada novo concerto, as crianças e jovens do projeto encantam plateias, semeiam a esperança e renovam a fé na humanidade e na força do coletivo.
Do acordo também resultou a formalização dos primeiros contratos do Programa de Adolescente Aprendiz do Tribunal, que desde de 2018 já contemplou 12 jovens da Orquestra, que aprenderam funções técnicas, combinadas com o aprendizado em sala de aula, na área administrativa do Regional.
Destaque entre os Regionais nacionais, a parceria foi ressaltada, em 2019, pelo então corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes, durante a correição do Tribunal Superior do Trabalho (TST) do TRT6. À época, o ministro foi conhecer a sede da Orquestra e enfatizou o apoio institucional do TRT6 dentre as iniciativas da corte no campo social, durante a leitura da ata de correição.
Outro fruto da parceria foi a indicação pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) do direcionamento de recursos provenientes de um acordo homologado numa das varas do Trabalho do Recife, em setembro de 2018, firmado entre o MPT e a empresa condenada. Com os valores, foram adquiridos um miniônibus, fardamentos, instrumentos e um aparelho de ar-condicionado. Parte da quantia serviu ainda para custear despesas mensais com a alimentação dos músicos e materiais para a conservação dos instrumentos.
A cooperação técnica também foi citada como destaque, em maio de 2019, dentre os projetos de boas práticas e de políticas afirmativas identificadas nos TRTs, durante as correições ordinárias realizadas desde 2018 pela Corregedoria-Geral. As práticas foram catalogadas no sítio eletrônico do órgão – no “Banco Nacional de Boas Práticas e Políticas Afirmativas” –, desenvolvido com o objetivo de disseminar as ações de combate à discriminação e implementar projetos que beneficiem comunidades carentes ou em situação de vulnerabilidade social.
Acompanhar a trajetória desses pequenos grandes músicos é um privilégio. Perceber a evolução a cada vez que se apresentam, o brilho nos olhos, o orgulho de fazer parte de algo grandioso é quase palpável. A cada nova execução, mais experiência, mais referências no currículo, mais perspectiva de um futuro digno, mais histórias para contar. É bonito ver um trabalho costurado pela agulha delicada da solidariedade, uma iniciativa que mobiliza sociedade civil, administração pública, arte e espiritualidade em favor do futuro de promissores e dedicados artistas. São histórias como esta que renovam a fé nas pessoas e fazem a diferença no mundo.
MELODIA DA INCLUSÃO - Exposição fotográfica
Elysangela Freitas
Fotografia
Simone Freire
Andréa Alcântara
Expografia
Mariana Mesquita
Texto
Eugenio Jerônimo
Edição de texto
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região/Escola Judicial do TRT6/Orquestra de Câmara do Alto da Mina
Realização
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO - BIÊNIO 2021/2023
Desembargadora Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino
Presidente
Desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa
Vice-Presidente
Desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura
Corregedor
Divisão de Comunicação Social
Maria Eduarda Vaz
Chefe
Recife, 2022