Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargadora Virgínia Canavarro participa de última sessão do Pleno

Pares homenageiam a desembargadora Virgínia Canavarro no Pleno do TRT-6

Com mais de 50 anos dedicados ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, a desembargadora Virginia Malta Canavarro recebeu homenagem de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, nesta segunda-feira (28/8), no Pleno do TRT-6. A desembargadora, que deu entrada no processo de aposentadoria, participou da última sessão do colegiado.

Após a conclusão da sessão administrativa, presidida pelo corregedor, desembargador Fabio Farias, todo o colegiado presente ao Tribunal Pleno manifestou-se acerca da aposentadoria da desembargadora Virgínia Canavarro. As desembargadoras e os desembargadores afirmaram unanimemente que ela é um exemplo e fonte de inspiração na magistratura trabalhista, pela maneira abnegada como exerceu o cargo. Características como alegria cotidiana, leveza e firmeza de posicionamentos também foram ressaltadas. Cada um dos presentes tinha uma história particular para contar do convívio com a magistrada e destacou a falta que ela vai fazer.

O desembargador Fábio Farias transmitiu a Virginia Canavarro a mensagem enviada pela presidente da Corte, desembargadora Nise Pedroso, que se encontra em Brasília, onde participa de uma reunião preparatória para a definição das Metas do Judiciário pelo CNJ. Na mensagem, a presidente parabenizou Virginia Malta Canavarro pela extrema dedicação ao Judiciário trabalhista durante mais de cinco décadas, desejando-lhe felicidade na nova fase.

Fábio Farias afirmou ser gratificante o convívio com a desembargadora Virginia Canavarro, destacando tanto seus atributos profissionais quanto pessoais, como a convicção de seus pensamentos, o sorriso farto, alegre e espontâneo. A procuradora-chefe do MPT-PE, Ana Carolina Ribemboim, o presidente interino da Amatra-6, Sergio Vaisman, e o novo presidente da associação, juiz Rafael Val Nogueira, associaram-se às homenagens.

Integrantes do Gabinete prestam homenagem à desembargadora 

Também o Gabinete da desembargadora rendeu-lhe um emocionante tributo, com a entrega de um buquê e o proferimento de discurso de agradecimento, ressaltando os laços profissionais e afetivos estabelecidos ao longo de anos. Ao final, a desembargadora Virgínia Malta Canavarro, emocionada, agradeceu às numerosas manifestações de homenagem. E falou com aceitação sobre a hora da aposentadoria. “Tudo tem seu tempo. E o da minha aposentadoria chegou”. Concluindo, revelou que leva “memórias e gratidão e que parte feliz para uma nova etapa de sua vida”.

Desembargadora Virgínia Canavarro atua em sua última sessão plenária 

Veja mais fotos.

Confira trajetória da desembarga Virgínia Canavarro no TRT-6

Natural do Recife-PE, Virgínia Malta Canavarro bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco em 1971. Ingressou na Justiça do Trabalho em 1973, como oficial de administração, ocupando, a partir de então, vários postos, como a direção da Secretaria das Varas do Trabalho de Palmares e de Catende, a assessoria da Presidência, a diretoria do Serviço de Acórdãos e Traslados e a Diretoria de Distribuição dos Feitos do Recife.

Em 1980, aprovada em concurso público, assumiu o cargo de juíza do trabalho substituta. Foi nomeada juíza titular em 1986, tendo exercido a presidência das Varas do Trabalho de Palmares, Catende, Cabo, Nazaré da Mata, 2ª e 18ª Varas do Recife. A desembargadora foi professora assistente de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Olinda. Na Escola Superior de Magistratura do Estado de Pernambuco, atuou como substituta na cadeira de Direito do Trabalho. Foi coordenadora da mesma disciplina no Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Universidade Federal de Pernambuco e professora de Segurança e Higiene do Trabalho no curso de graduação em Hotelaria da UFPE.

Dentre as várias condecorações recebidas, destacam-se a Medalha Mérito Judiciário Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, Medalha Mérito Funcional Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, Medalha Ordem do Mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – IDMM e Medalha Mérito Moacir Baracho. Em 2002, foi promovida à 2ª instância do TRT-6, pelo critério de antiguidade. A desembargadora foi corregedora do Regional (2013-2015), vice-presidente (2015-2017) e ouvidora (2019-2021).

(Fonte: https://www.trt6.jus.br/portal/virginia-malta-canavarro)

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo             Foto: Ana Alice Barros