Publicada em 18/05/2017 às 13h50 (atualizada há 18/05/2017 - 13:51)

O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE), em iniciativa conjunta com o Memorial e a Escola Judicial da instituição, realiza, nos próximos dias 25 e 26 de maio, o seminário “Memória e Preservação. A Política da Gestão de Acervos e a Preservação da Memória: o papel do Judiciário e da Sociedade”. Com carga horária de 9 horas e inscrições gratuitas, o evento será realizado no auditório do Ministério da Fazenda (av. Alfredo Lisboa, 1168, 4º andar, Bairro do Recife), tendo como público magistrados e servidores do Tribunal, além de estudantes e do público em geral.
“Justiça do Trabalho: entre a História e a Memória” será o tema da conferência de abertura, que será proferida na quinta-feira (25), às 14h, pelo professor doutor do Departamento de História da UFPE, Antônio Torres Montenegro. Na sexta-feira (26), o encontro acontece das 9h às 17h. No período da manhã, haverá o painel “Memória e Preservação: Consciência e Responsabilidade da Instituição”, com os seguintes painelistas e as respectivas instituições participantes:
. Márcia Maria da Fonte Souto (Presidente da Fundarpe e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco)
. Marcos Galindo (Professor Doutor do Departamento de Ciência da Informação da UFPE e coordenador científico do Laboratório Líber)
. Mônica Pádua (Doutoranda em História. Chefe do Memorial do TJPE)
. Marcília Gama (Professora Doutora da UFRPE e chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT6)
. Igor Burgos (Superintendente de Digitalização e Documentação da Companhia Editora de Pernambuco/Cepe)
A partir das 14h30, acontece a conferência de encerramento, que vai ser proferida pela desembargadora do TRT6, professora doutora do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPE, e diretora regional do Memojutra, Eneida Melo Correia de Araújo. A acadêmica vai apresentar o tema “A Preservação da História da Justiça do Trabalho: Cidadania e Memória”.
Em virtude das recentes restrições orçamentárias, a EJ6 não poderá conceder, para juízes e servidores participantes, diárias ou ressarcimento com despesas de deslocamento. As inscrições online podem ser realizadas, até o dia 24 de maio, no seguinte link: https://goo.gl/forms/s6JhfqObhZVYS3bJ2