Publicada em 30/01/2025 às 13h48 (atualizada há 03/02/2025 - 08:25)
O Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoasdeu início às atividades para o ano de 2025, com uma reunião na terça-feira (28/1). No encontro os/as integrantes fizeram a avaliação dos eventos realizados pelo Grupo de Trabalho (GT) em 2024. Foram analisados os seminários de Santa Cruz do Capibaribe-PE e o de empreendedorismo para transsexuais no século XXI.
Também foi discutido a respeito da divulgação dos materiais didáticos elaborados pelo GT, como o cordel, que será publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o curso EADoc. Ao falar do curso, o desembargador do TRT-6 Paulo Alcantara (membro do GT) informou que vem dialogando com a diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a procuradora regional da República, sobre a possibilidade de essa unidade de ensino hospedá-lo em sua plataforma.
Ainda foi discutida a agenda das iniciativas que o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas planeja realizar ao longo de 2025. A reunião seria realizada presencialmente no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, mas, em razão das chuvas que caíram no Recife, aconteceu de modo on-line.
O desembargador do TRT-6 Paulo Alcantara destacou o protocolo de intenções e cooperação técnica entre o Comitê e a Secretaria da Cultura de Paz da Prefeitura do Recife.
Participaram da reunião, além do representante do TRT-6, desembargador Paulo Alcantara, a representante do MPT6, procuradora Débora Tito; do TFR-5, desembargadora Cibele Benevides; do MPPE, procurador Marco Aurélio Farias; do TJPE, juiz Laiete Jatobá. Estavam presentes também representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude da Cidade do Recife; da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Estado de Pernambuco; da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara/UFPE; GTP+; Coletivo Mulher Vida; APPS; The Exodus Road; Cáritas Brasileira Regional NE2.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo / Imagem: Camilla Barros (print de tela - cortesia)