Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Oficinas marcam quarta-feira da Semana do Meio Ambiente

Biólogo George Camelo ensina a fazer uma horta em espaço pequeno

A programação da Semana do Meio Ambiente desta quarta-feira (07) começou na feirinha de orgânicos, com a distribuição de sacolas retornáveis e sorteio de produtos. Às 9h30, aconteceu a oficina de Compostagem Doméstica, com a bióloga e mestranda em Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE), Susanne Batista, e, à tarde, a oficina de Horta para Pequenos Espaços, ministrada pela equipe da Sustentarí Consultoria de Horta. A grade também contou com a exposição itinerante do artista André Soares Monteiro, idealizador do Movimento Catamisto. Todos os eventos ocorreram no prédio do Tribunal, no Bairro do Recife, e são de iniciativa da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Setor de Gestão Socioambiental.

O secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello, abriu a primeira oficina, desejando que as iniciativas de responsabilidade socioambiental se espalhem pelas diversas unidades do Tribunal, de modo a contribuir com o crescimento da instituição e da sociedade. A técnica de compostagem consiste na transformação de material orgânico em um fertilizante natural, “é uma forma de reciclagem”, salientou a bióloga Suzanne Batista, que traz benefícios para o meio ambiente e saúde, pois reduz a quantidade de lixo (resíduos que não recebem tratamento adequado), estimula cada pessoa a produzir seu próprio alimento –  livre de agrotóxicos – e mantenha maior contato com a natureza. Além disso, também é bom para o bolso, já que a produção é econômica.

A bióloga Suzanne Batista ministra oficina sobre fertilizantes naturais

A convidada ensinou como montar uma composteira a partir de baldes com tampa, que pode ser alocada em um espaço aproximado de 40x40cm. Para a produção do fertilizante, foram utilizadas folhas e cascas de frutas e verduras.

Hortas urbanas: A partir das 13h30, foi o momento de aprender sobre a criação de hortas domésticas. Os biólogos da Sustentarí George Camelo, Maira Nogueira e Emília Santos explicaram como montar um canteiro com garrafas PET, assim como a aguar e manter as hortaliças.  Camelo defende que a horta é um meio de transformação, pois reconecta o homem com a terra, estimula uma alimentação mais saudável e um estilo de vida mais sustentável.

André Soares Monteiro expõe telas do movimento Catamisto

Catamisto: Segundo o artista André Soares Monteiro, o movimento se entrelaça com sua própria vida. Começou em sua infância, quando ele desenhava nas capas de seus cadernos com caneta esferográfica e os colegas de sala acabavam furtando o material, por gostarem da arte. Para evitar isso e os sermões de sua mãe, ele conta que passou a pegar caderno velhos jogados em um terreno vizinho à escola, desenhar e deixá-los livre para quem quisesse levar. E assim seguiu sua trajetória, recolhendo papelão nas ruas e, posteriormente, banners lonados para criar em cima deles. “O nome Catamisto vem da junção de ‘catador’ com ‘misturado’, pois mesclo vários elementos, técnicas e movimentos artísticos”, expressou Monteiro. Parte das obras pode ser conferida nesta quarta-feira (07), no térreo do prédio-sede do Tribunal.

Reciclagem: A Estação Ecos de Pernambuco permanece montada, até o dia 30, no térreo do prédio-sede do Tribunal, com espaço de coleta para papel, plástico, vidro, metal, remédios, óleo, pilhas, maquiagem, esponja, caneta e esmalte. A Seção de Manutenção confeccionou parte dos depósitos com materiais reutilizados: pallets, rodinhas velhas de cadeiras e antigas sacolas de lona descartadas pelo Malote.

Mais fotos no Flickr do Tribunal

Notícias relacionadas:

Semana do Meio Ambiente no TRT-PE

Feirinha de Orgânicos do TRT-PE completa seis anos

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas e Helen Falcão