Publicada em 18/03/2025 às 14h15 (atualizada há 19/03/2025 - 13:50)
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Virgínio Henriques de Sá e Benevides, gestor regional titular do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) e do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) recebeu em seu gabinete, na tarde da segunda-feira (17/3), o vereador Luiz Eustáquio, autor do projeto de lei que institui o “Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho” no calendário oficial de eventos do Recife. A audiência tratou do andamento dessa ação, iniciativa do Programa Regional do Trabalho Seguro e do Getrin6. Participaram da reunião a gestora substituta do grupo e juíza titular da 2ª Vara do Trabalho do Recife, Márcia de Windsor Nogueira; o diretor do Sindisprev-Pernambuco e assessor do Inemast, Admilson Machado Ramos; e o chefe de gabinete do vereador, Leandro José Pereira. O encontro faz parte das atividades do movimento Abril Verde de 2025.
Abril Verde - Criado em 2014 pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, o movimento tem como objetivo reduzir os acidentes laborais, mobilizando governo, empresas, entidades de classe e sociedade civil organizada a abraçar a causa. O mês de abril foi escolhido por nele serem celebrados o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) - data escolhida em razão de um acidente em 1969 que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos. A cor verde representa a Segurança do Trabalho.
Getrin6 - O grupo foi criado em julho de 2012, através da assinatura do protocolo de cooperação técnica entre o TRT-6, o MPT-PE, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a AGU e o INSS. Posteriormente, também assinaram o convênio a Fundacentro/PE, a Fiocruz, a Prefeitura de Olinda, a Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco, a OAB-Caape, o Inemast, a Fundação Apolônio Salles e o Sindicato dos Bancários, além dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador de Pernambuco.
O grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-6 desembargador Virgínio Henriques de Sá e Benevides, a juíza Márcia de Windsor Nogueira e o como gerente do programa o desembargador Fábio Farias. Mais informações aqui.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Silvio Britto