Publicada em 07/08/2017 às 14h46 (atualizada há 07/08/2017 - 15:53)
As cidades de Feira Nova e Limoeiro, no Agreste de Pernambuco recebem, nesta segunda-feira (7), a caravana do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Após a paralisação temporária em virtude do período de férias, as atividades serão reiniciadas com os juízes do trabalho indo às escolas Antônio Inácio e Estadual Professora Jandira de Andrade Lima e participando de um bate-papo e respondendo às dúvidas dos estudantes.
O TJC é um programa que leva orientação a jovens alunos da rede pública sobre seus direitos e deveres no mundo trabalho e também sobre cidadania. Ao longo de mais de dez anos, já atendeu cerca de 60 mil alunos. Em 2017, iniciou a interiorização das ações, visitando unidades do Agreste e da Zona da Mata.
Até o final do ano chegará também ao Sertão. A partir de um convênio firmado com a Universidade de Pernambuco (UPE) de Arcoverde, o programa irá abordar o combate a trabalho escravo com alunos do ensino superior do município e também com estudantes de uma escola municipal.
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra VI, Luciana Conforti, explica que a expansão do programa é uma meta a ser perseguida por seus organizadores, de modo a levar conhecimento e reflexão sobre questões envolvendo direitos humanos e do trabalho e cidadania a um número cada vez maior de jovens. O TJC é um programa da Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (Anamatra), desenvolvido em Pernambuco pela Amatra VI, com apoio de diversas instituições, entre elas o Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região (TRT-PE).