Publicada em 15/04/2025 às 11h13 (atualizada há 15/04/2025 - 11:13)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 9/4, correição ordinária presencial na 2ª Vara do Trabalho de Igarassu. Participaram da correição o juiz titular da VT, Guilherme de Morais Mendonça, o diretor de Secretaria, Jose Joel da Silva, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade.
Constatou-se que a 2ª Vara do Trabalho de Igarassu/PE atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024, quais sejam 1, 2, 3 e 5. Destacaram-se os seguintes prazos médios alcançados pela Vara, todos abaixo das médias do Regional, da Região Metropolitana e Nacional:
- 104 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
- 38 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência.
O desembargador Paulo Alcântara deu início à reunião final ressaltando que passou mais de 25 anos como Juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalham nas Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas.
O Corregedor manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. Discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como junto à Polícia Judicial para a segurança dos juízes/juízas, servidores/servidoras e partes.
Após a leitura do resumo da Ata de correição, expressou satisfação com os números alcançados pela Unidade e, por fim, convidou o magistrado e a equipe da Vara a conhecer a Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos. Em seguida, passou a palavra ao Servidor Humberto Galvão da Silva, Assessor da Corregedoria, que esclareceu o ocorrido no Projeto Garimpo, especialmente o passivo criado a partir do corte de 14/2/2019, e explicou os trâmites do programa.
O juiz titular da VT, Guilherme de Morais Mendonça, agradeceu por este ano que está à frente da Vara e por contar com o apoio de toda a equipe. Aduziu que se sente feliz com os números alcançados pela Unidade e que preza sempre pela saúde mental de todos e todas. O Magistrado manifestou agradecimentos à equipe, em nome do Diretor Joel, e também ao ex-servidor Ênio Pacheco Lins, pelo trabalho de assistente que desempenhou antes de ser nomeado para o cargo de procurador de estado. Por fim, registrou elogios ao servidor Nelson Pessoa da Silva, oficial de justiça da 1ª VT de Igarassu, pela solidariedade prestada no episódio de falecimento de um servidor do Tribunal na 2ª VT de Igarassu.
O diretor de Secretaria, Jose Joel da Silva, verbalizou a alegria de reencontrar os amigos na correição, principalmente a assessora chefe Nadja Cristina de Freitas Holanda, com quem compartilhou diversas viagens com destino às Varas do interior. Agradeceu ao juiz titular pela confiança, e aos servidores lotados na Unidade, pelo modo como o receberam, o juiz e o servidor Cândido José de Alencar, na chegada à 2ª VT, há cerca de um ano. Asseverou que o ambiente de trabalho é leve, saudável e superou todas as expectativas depositadas. Ao final, disse que se sente muito feliz porque irá se aposentar em breve, e pode compartilhar dos seus últimos meses de trabalho junto com a equipe da Vara.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)