Publicada em 02/05/2025 às 14h56
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional em exercício, Nadja Cristina Freitas de Holanda, e dos/as demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 29/4, correição ordinária presencial na 5ª Vara do Trabalho do Recife.
Participaram da correição a juíza titular da Vara do Trabalho, Marília Gabriela Mendes Leite de Andrade, a juíza substituta, Roberta Vance Harrop, a diretora de Secretaria, Jacqueline Barbosa do Rego, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade.
Por ocasião da Correição, observou-se que a Unidade cumpriu todas as metas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2024, destacando-se o índice de 43,33% de processos solucionados por conciliação em 2024 e o progresso, em comparação ao lapso anterior, do mesoindicador “celeridade”.
Ainda, constatou-se que os prazos processuais da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual; do início ao encerramento da etapa de liquidação; do início da etapa da execução até a sua extinção e do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo, estão abaixo das médias do TRT-6, da região e da média nacional.
O desembargador Paulo Alcântara deu início à reunião final ressaltando ser juiz de carreira há mais de 36 anos, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, preocupando-se com as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras, em especial com as instalações das Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias. O corregedor manifestou a relevância do Projeto Garimpo para a sua gestão e discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve junto à Polícia Judicial e no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Ressaltou que sua gestão tem buscado estudar ferramentas a serem disponibilizadas às Varas, com o fim de auxiliar na liquidação das sentenças, bem como atualização de cálculos trabalhistas.
A juíza titular da VT, Marília Gabriela Mendes Leite de Andrade, parabenizou a equipe pela melhora dos indicadores de resultados da Vara, agradecendo-lhes pelo esforço diário. Ela registrou sua preocupação quanto às condições como o serviço diário está sendo realizado, visto que os servidores, servidoras, juízes e juízas suportam o fato de não possuírem um espaço próprio de trabalho, problema que prejudica a todos, ocasionando choque de horários de audiências e dificuldades de deslocamento das partes e de comunicação, problemas aos quais se soma a necessidade de celeridade processual solicitada pelos advogados e advogadas etc, o que impacta diretamente no cumprimento das metas.
Por sua vez, a juíza substituta, Roberta Vance Harrop reforça os elogios à equipe, dizendo tratar-se de uma equipe coesa que, infelizmente, pela situação já mencionada pela magistrada titular, enfrenta grandes entraves no desempenho de suas atividades, por não estarem no mesmo ambiente de trabalho, a exemplo da comunicação, que ocorre tardiamente em alguns momentos.
A diretora de Secretaria, Jacqueline Barbosa do Rego, reconhece e ressalta o empenho de todos, agradecendo pela resolução dos problemas que surgem diariamente.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)