Publicada em 08/08/2025 às 14h42 (atualizada há 08/08/2025 - 14:43)
O ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Valdir José Silva de Carvalho, representou o Tribunal na abertura da XIX Jornada Nacional da Lei Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça e realizada na Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco, durante os dias sete e oito de agosto. Com o tema central "Educar para Proteger: Juventudes pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher", o encontro foi comandado pela ouvidora nacional da mulher, conselheira do CNJ Renata Gil.
A Jornada visa discutir todos os aspectos do combate à violência de gênero, especialmente após episódios recentes que chocaram o país e reforçam a urgência de ações preventivas e educativas para salvar a vida de mulheres. A iniciativa é promovida anualmente, em alusão ao aniversário da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, e neste ano aconteceu em Pernambuco.
Confira aqui a programação do evento
Assista o evento no YouTube do CNJ
Ao fim da solenidade de abertura da XIX Jornada Lei Maria da Penha, houve a apresentação cultural da Orquestra 100% Mulher, a primeira orquestra de frevo formada só por mulheres em Pernambuco. Criada em 2003 pela maestrina Carmen Pontes, o grupo de dança tem como objetivo mostrar a força e o talento das mulheres no frevo.
Dentre as autoridades presentes marcaram presença o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e o diretor da Esmape, desembargador Jorge Américo, além de ministras/os, políticas/os, palestrantes, representantes da sociedade civil e convidadas/os.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: CNJ (cortesia), Leandro Lima (cortesia)