Publicada em 16/09/2025 às 11h44
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região participou da JESPJAM 2025 – Maratona de Inovação dos Juizados Especiais –, realizada de 10 a 12 de setembro, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife. O servidor Filipe Gustavo Ciolfi Guerrero e a servidora Luciana de Moraes Hazin, integrantes do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRT-6, foram convidados e atuaram como laboratoristas residentes voluntários durante o evento.
A maratona foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Esmape/TJPE, e marcou a primeira edição com abrangência nacional, reunindo participantes de diversos tribunais do país (25 tribunais de justiça e quatro tribunais regionais federais). O evento, em formato imersivo, com duração de 24 horas distribuídas ao longo de três dias, teve como objetivo fomentar a cultura da inovação nos Juizados Especiais, com foco em acessibilidade e inclusão.
As equipes competidoras foram desafiadas a desenvolver soluções para temas ligados à realidade dos Juizados Especiais, utilizando abordagens e ferramentas de inovação, metodologias ágeis e design centrado no usuário. As propostas vencedoras em cada um dos três desafios propostos receberam premiações, divididas entre os integrantes das equipes.
Segundo Filipe Guerrero, a participação em eventos como a JESPJAM representa uma oportunidade valiosa de troca entre os laboratórios de inovação do Judiciário brasileiro: “Além de promover a integração entre instituições, essas maratonas proporcionam experiências práticas que contribuem para o aprimoramento das habilidades dos laboratoristas, especialmente no que diz respeito à aplicação de técnicas colaborativas de resolução de problemas complexos”.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/foto: LIODS TRT-6