Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Curso sobre combate ao tráfico de pessoas disponível na Escola Superior do MPU

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) disponibiliza, na plataforma Aprender, o curso “Enfrentamento ao tráfico de pessoas: abordagens transdisciplinares”. A capacitação foi elaborada com material cedido pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE), coordenado pelo desembargador Paulo Alcântara, que também preside o Subcomitê de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6).

O curso está disponibilizado a todos os servidores e magistrados do TRT-6, além de ser aberto gratuitamente à sociedade em geral. Oferecido na modalidade a distância, como Curso Livre sem tutoria, permite que os participantes estudem no próprio ritmo, com autonomia e flexibilidade. Aqueles que obtiverem pelo menos 60% de aproveitamento terão direito a certificação.

Acesse o projeto pedagógico

Curso Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Abordagens Transdisciplinares – Com 50 horas-aula, a formação apresenta de forma crítica e abrangente o fenômeno do tráfico de pessoas, explorando aspectos históricos, conceituais, sociais e jurídicos das diversas finalidades de exploração. Também aborda políticas públicas e estratégias interinstitucionais de enfrentamento, fortalecendo ações de prevenção, repressão e assistência às vítimas.

Organizado em cinco módulos temáticos, o curso percorre desde a história da exploração humana até as atuais políticas públicas de combate ao tráfico. A estrutura segue o formato EaDoc, que transforma conteúdos em masterclasses, democratizando o conhecimento e ampliando a inclusão social.

O GTETP-PE reúne mais de 20 instituições nacionais e internacionais, entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, como o TRT-6, o MPT-PE, a Freedom Fund, a Heal Trafficking e a Exodus Road, entre outros parceiros.


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Imagens: Secretaria de Comunicação Social da Escola Superior do Ministério Público da União