Publicada em 03/10/2025 às 15h21 (atualizada há 03/10/2025 - 16:02)
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel, e um amplo público de desembargadores/as, juízes/as, dirigentes, gestores/as, servidores/as e estagiários/as participaram da 2ª Reunião de Análise da Estratégia de 2025, promovida pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica. O evento aconteceu na tarde da quinta-feira (2/10), na Sala de Sessões do Pleno.
O diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Adriano Pinheiro, abriu a reunião, na qual foi demonstrado o acompanhamento do plano estratégico do Tribunal, por meio da análise de desempenho dos indicadores e suas metas, com falas do diretor Adriano Pinheiro e, em seguida, pelo coordenador de Estatística e Pesquisa, Luiz Eduardo Moura.
Projetos de destaque - Na reunião, gestores/as apresentaram cinco iniciativas estratégicas do Tribunal. Tratam-se de projetos, ações e programas específicos que impulsionam o Tribunal a alcançar seus objetivos de forma inovadora.
O primeiro projeto apresentado na reunião foi o "Painéis de BI da Corregedoria Regional do TRT6", iniciativa da Corregedoria Regional apresentada por Vitor Costa, servidor da Corregedoria, e por Luiz Eduardo Moura, coordenador de Estatística do Tribunal. A iniciativa objetiva disponibilizar um ambiente central unificado que permita a avaliação da gestão judiciária das unidades de 1º grau de forma prática, integrando diversos indicadores.
A juíza Miriam Souto e a servidora Alexsandra Monteiro falaram sobre o projeto Fortes Trilhas - Gestão de Riscos da 23ª Vara do Trabalho do Recife, que tem como objetivo identificar, avaliar e tratar riscos que possam impactar a prestação jurisdicional de primeiro grau.
Outra iniciativa foi o Inventário de Emissão dos Gases de Efeito Estufa dos prédios sede e anexos do Tribunal, que identificou e quantificou as principais fontes de emissão, bem como subsidiou a elaboração de plano para diminuir a pegada de carbono do Tribunal. Parte do programa Carbono Zero, o inventário foi apresentado pelo servidor Romero Barreto e pela estagiária Gabriela Arena, ambos lotados na Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão.
Na área administrativa, foi apresentado pelo servidor Levi Meneslau o projeto de Gestão e Regularização do Patrimônio Imobiliário da União sob a Gerência do TRT-6, iniciativa estratégica que visa catalogar e manter atualizadas as informações dos imóveis gerenciados pelo TRT-6.
Por fim, foi apresentada, pelos servidores Auston Soares e Vitor Costa, a iniciativa "Caça ao Tesouro Legado", desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do TRT-6, em parceria com a Corregedoria e a Divisão de Inovação Tecnológica da Secretaria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em fase de validação, a iniciativa já mapeou cerca de 3 mil beneficiários de contas judiciais que o Sistema Garimpo não tinha conseguido identificar, em processos que tramitaram pelo sistema legado de informação e automação judiciária (SIAJ), que foi descontinuado com a implantação do PJe.
Mangue Lab e Ranking da Transparência - Ao final dessa parte da apresentação, Adriano Pinheiro aproveitou para informar o novo nome do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que passa a se chamar MangueLab. O nome regional, que remete à cultura local, é uma tradição entre os laboratórios de inovação do país. Ele ainda ressaltou que o TRT-6 alcançou 100% dos requisitos do Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça.
O desembargador-presidente Ruy Salathiel fez a fala de encerramento da 2ª RAE: “Estou muito feliz com os resultados apresentados. A maior satisfação dessa administração é progredir sempre, mantendo a proatividade das gestões anteriores e a qualidade na entrega da prestação jurisdicional. Estamos conseguindo manter nosso padrão de qualidade. Agradeço ao trabalho de todos os setores e de todos/as, magistrados/as, servidores/as, terceirizados/as e estagiários/as. A junção do trabalho sério, transparente e comprometido de cada um/a se traduz na força do Judiciário Trabalhista pernambucano.”
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Maria Eduarda Vaz