Publicada em 04/12/2025 às 11h51 (atualizada há 04/12/2025 - 12:30)

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região foi o vencedor do Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social, na categoria Produto Audiovisual. O vídeo “Desembolando a Língua da Justiça” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-6 e explica a linguagem da justiça “sem pantim nem arrodeio”, através de uma embolada criada pelo servidor Eugenio Jerônimo, que faleceu este ano, e cantada pela servidora Ana Japiá. Os trabalhos gráficos foram feitos pela servidora Simone Freire e pela estagiária Iasminne Oliveira, sob a coordenação da titular da unidade Maria Eduarda Vaz.
A produção faz parte de uma série de esforços do TRT-6 para promover uma justiça mais acessível e incentivar o uso de termos compreensíveis para a população. O vídeo se utiliza de recursos das artes gráficas, poesia, cordel e música para alcançar e explicar os termos jurídicos mais usuais na Justiça do Trabalho.
A premiação é promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho com o objetivo de reconhecer, premiar e fomentar ações, práticas e projetos de comunicação pública desenvolvidos pelos TRTs de todo o país em sete categorias, além do Grande Prêmio. O anúncio foi feito na quarta-feira (3/12), no Tribunal Superior do Trabalho, durante o Encontro Nacional das Unidades de Comunicação Social da Justiça do Trabalho 2025.
Matéria relacionada:
TRTs são premiados na 1ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social
----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Foto: Bárbara Cabral/TST


