Publicada em 28/05/2026 às 15h13 (atualizada há 28/05/2026 - 15:25)

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, de sua assessora-chefe de Gabinete, Nadja Cristina Freitas de Holanda, e demais integrantes da equipe, realizou, no dia 15/05, correição ordinária presencial nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Carpina.
Além das demais servidoras e servidores lotados nas unidades, participaram da correição o juiz titular da 1ª Vara, Agenor Martins Pereira, a juíza titular da 2ª VT, Laura Cavalcanti de Morais Botelho, o juiz substituto da 1ª Vara, Gustavo Elias de Morais Freitas e as diretoras de secretaria da 1ª e 2ª Vara, Thais Sena Lima e Maria Mônica de Sá Leite.
Destacou-se que ambas as unidades apresentaram prazos processuais abaixo das médias nacional, da Região (Mata Norte) e do TRT-6.
1ª Vara de Carpina:
28 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
16 dias a partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência e
11 dias a partir da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual.
2ª Vara de Carpina:
4 dias a partir da conclusão até a prolação de sentença;
95 dias do início ao encerramento da etapa de liquidação;
71 dias do início ao encerramento da etapa de execução e
121 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.
Registrou-se, ainda, as excelentes taxas de conciliação das duas Varas, assim como os bons índices de sentenças líquidas e os baixos percentuais da taxa líquida de congestionamento.
Consignou-se, ademais, que ambas as unidades atingiram todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2025, sendo constatada, nas duas, uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe.

O corregedor iniciou a reunião explicando que o novo formato foca na eficiência e no uso de dados. Reforçou, ainda, o sucesso e a prioridade do Projeto Garimpo.
A secretária da Corregedoria pontuou que o novo formato incentiva a cooperação ao apresentar conceitos essenciais e engajar os servidores com indicadores e ferramentas antes desconhecidos.
A chefe da Divisão Correição e Inspeção, Ircia Santos Bezerra, ressaltou o impacto da taxa de congestionamento nas Metas 1 e 5 do CNJ e a importância do acompanhamento dos painéis processuais, incentivando o uso do novo espaço de "Boas Práticas" na intranet do TRT-6.

O juiz titular da 1ª Vara de Carpina elogiou o novo formato didático de apresentação dos dados, agradecendo à equipe da Corregedoria e defendendo a criação de um corpo fixo de servidores para o órgão. O corregedor concordou com a necessidade da equipe permanente, reforçando que essa é uma luta constante para aprimorar os serviços prestados a todas as unidades.
O juiz substituto da 1ª VT elogiou a excelência e o compromisso da equipe com os jurisdicionados, além de celebrar o novo modelo de reunião.
A juíza titular da 2ª Vara de Carpina agradeceu aos servidores da unidade pelos bons resultados alcançados, com destaque para a diretora de secretaria. Enalteceu, ainda, a acolhida recebida pela equipe da 1ª VT.
Encerrados os trabalhos, o desembargador Paulo Alcântara agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas/os servidoras/es das Varas.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos (cortesia): Corregedoria do TRT-6


