Publicada em 06/09/2023 às 12h39
No dia 21 de setembro, a partir das 9h30, a Sala do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região vai ser palco de um evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças (23/9). Na oportunidade, acontece também o lançamento da versão em português do Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas em ambientes de assistência à saúde.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas.
Entre as palestras da programação, haverá a “Reflexões sobre a atuação em rede - estratégias coletivas contra o tráfico de pessoas”, com o desembargador do TRT-6 Paulo Alcantara, que é membro do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco e gestor titular do TRT-6 no Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos, ambos do CNJ. O evento é uma parceria do Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com as organizações HEAL Trafficking e Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero.
Confira a programação completa.
O Guia
O Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas em ambientes de assistência à saúde é utilizado em Nova Iorque e em vários países. Ele foi traduzido e adaptado para a realidade brasileira e é voltado para instituições e profissionais de saúde.
O documento resulta de uma construção coletiva, que contou com a participação de gestores e profissionais de saúde e assistência social do Recife, bem como de representantes do GT de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GT-ETP), formado por órgãos de segurança, justiça e proteção ao migrante, além de instituições acadêmicas, governamentais e do terceiro setor.
A publicação tem como objetivo fornecer subsídios para a criação de protocolos que permitam acolher, atender, informar e identificar oportunidades de intervenção e orientação antecipada para as populações vulneráveis. Tudo isso baseado numa abordagem centrada no paciente e trauma-informada, visando evitar a revitimização das pessoas em situação de tráfico. A intenção, portanto, é contribuir para alicerçar políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Recife.
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Imagem: Cortesia