Publicada em 15/10/2026 às 11h54

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região Paulo Alcantara participou, na terça-feira (13/10), das 14h às 18h, do evento “Migrações e Tráfico de Pessoas”, realizado no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Arcoverde. A atuação reforça o compromisso institucional da Justiça do Trabalho pernambucana no combate a essas violações de direitos humanos.
Convidado para integrar a programação, o magistrado otimizou sua passagem pelo interior do estado. A agenda oficial de correições nas Varas do Trabalho dos municípios de Pesqueira, Serra Talhada e Belo Jardim foi conciliada com o deslocamento até Arcoverde para participação ativa neste necessário espaço de diálogo e prevenção.

Público e conscientização em cordel - O evento reuniu um público de aproximadamente 150 pessoas, formado majoritariamente por estudantes do curso de Direito e acadêmicas/os. Para fortalecer a conscientização, foram distribuídos livretos em formato de cordel.
O material educativo aborda o tema de forma acessível e reúne informações estratégicas sobre os perfis de vulnerabilidade e a identificação de pessoas que podem ser vítimas de tráfico. Como um verdadeiro instrumento de proteção, o exemplar também elenca os canais oficiais de denúncia e traça protocolos de segurança, orientando potenciais vítimas sobre como agir e se resguardar diante da abordagem de aliciadores.

Programação e debates - O evento “Migrações e Tráfico de Pessoas” promoveu um amplo debate acadêmico e institucional estruturado em dois momentos:
- Mesa 1: Migrações e Tráfico de Pessoas: Desafios Contemporâneos - Contou com a participação do desembargador Paulo Alcantara, do procurador e coordenador do Núcleo do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NPHAC) do Ministério Público de Pernambuco, Marco Aurélio Farias, e do professor doutor da UPE, Felipo Bona;
- Mesa 2: A Proteção de Crianças e Adolescentes - Conduzida por Aline Arroxelas, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAOIJ) do MPPE, e pela professora doutora da UPE, Clarissa Marques.
Parcerias institucionais - O encontro evidenciou a importância da atuação em rede, com realização conjunta de entidades como o TRT-6, o MPPE, a UPE, o Fórum Nacional para Monitoramento e Solução das Demandas de Exploração do Trabalho em Condições Análogas a Escravo e de Tráfico de Pessoas (FONTET) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU Migração).
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos (cortesia): Corregedoria do TRT-6


