Publicada em 16/10/2017 às 10h49 (atualizada há 16/10/2017 - 10:50)
Conferência inicial com o professor Fernando Affonso (FBV Devry)
A Advocacia-Geral da União (AGU) realiza, nesta segunda (16) e terça-feira (17), no auditório do Tribunal Regional Federal (TRF5), a capacitação Sustentabilidade nas Contratações Públicas - inserida no Projeto Nacional Licitações Sustentáveis, que ocorre em várias capitais do Brasil. No Recife, o evento está sendo realizado em parceria com os órgãos públicos integrantes do protocolo Ecos de Pernambuco, do qual o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) faz parte.
Magistrados, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados, profissionais da área e estudantes vão conferir, em dois dias de curso, palestras envolvendo o tema sustentabilidade. O objetivo é apoiar instituições na contratação de bens e serviços com critérios de sustentabilidade, além de elaborarem seus próprios Planos de Logística Sustentável.
A conferência inicial ficou a cargo do professor Fernando Affonso (FBV Devry) que abordou o mote principal do evento: “Sustentabilidade nas Contratações Públicas”. Ainda pela manhã, acontecem as palestras “Desenvolvimento Sustentável e Ética Ambiental”, com Maria Augusta Ferreira (AGU); e “Resíduos Sólidos”, com Lúcia Xavier. À tarde, os participantes conferem as palestras “Governança da Sustentabilidade”, com Mário Krüger (TRT/PR); “A Governança de Contratações e os Desafios e Oportunidades da Gestão Sustentável”, com Renato Fenili (Câmara dos Deputados); “Acessibilidade e Contratações Públicas Sustentáveis”, com Marcos Bliacheris (AGU); e “O Planejamento da Contratação de Serviços e Inserção de Critérios de Sustentabilidade”, com Patrícia Amorim (AGU).
Na terça-feira (17), pela manhã, acontecem as apresentações “Impacto das Decisões do TCU E TCEs na Gestão Pública Sustentável”, com Marcos Bliacheris (AGU); “Guia Nacional de Licitações Sustentáveis”, com Maria Augusta Ferreira (AGU); e “Plano de Logística Sustentável”, com Nelson Suassuna (FNDE). Pela tarde, encerrando a capacitação, ocorrem as preleções “Experiências do MPPE, com o promotor André Felipe; “Serviço de Transporte e Sustentabilidade, com Isnar Lucas (AGU) e Sinara Batista (TRE-PE); “Eficiência Energética”, com Filipe Cordeiro (TJPE); “Manual de Contratações Sustentáveis”, com José Vieira (TCE-PE); “Administração Predial e Sustentabilidade”, com Kassius Carvalho (AGU); e Sustentabilidade em Rede, com Renatto Pinto (TRT-PE).
A mesa de honra, na abertura do evento, foi composta pelo presidente do TRF5, desembargador Manoel de Oliveira Erhardt; pelo presidente do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves; pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Adalberto Melo; pelo consultor jurídico da AGU, Luciano Batista; pelo coordenador da Escola da AGU, Henrique Araújo; e pela assessora de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Sinara Batista.
Confira mais fotos da capacitação.
Texto: Fábio Nunes
Fotos: Elysangela Freitas