Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Psicóloga aborda ética, em capacitação da EJ-TRT6

Fotografia de um auditório com pessoas sentadas, à frente da sala, uma palestrante e uma tela com projeção, onde se lê “ética”

Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) acompanharam a palestra da psicóloga Marisa Freitas sobre ética, em especial o código do Tribunal que trata desse assunto, realizada na última quinta-feira (17), na Sala de Sessões do Pleno, no Cais do Apolo, 739 – Bairro do Recife. Quem não pôde estar presente terá nova oportunidade nesta terça-feira (22), às 14h, no auditório da Hasta Pública (Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 4631, Imbiribeira – Recife/PE). Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição no site da Escola Judicial – ensino.trt6.jus.br/ej/ - , organizadora do evento.

A conferencista explicou existirem quatro dimensões para credibilidade são elas: a integridade, coerência nas atitudes e confiança; a intenção, motivação e direcionamento ao bem comum; as capacitações, habilidades e conhecimentos, e, por fim, as realizações profissionais e pessoais. Também elencou haver seis estágios da consciência, que são evolutivos, devendo-se buscar atingir o último deles, o que toma como certo moral os princípios éticos universais. Antes dele, há estágios que consideram como determinantes para conduta a existência ou não de castigos, o interesse pessoal, as atitudes do grupo no qual a pessoa está inserida, as regras legais da região e a noção de Justiça.

O Código de Ética do TRT-PE formaliza os padrões de comportamento esperados dos  servidores, especialmente para que a sociedade possa aferir a integridade e a lisura no desempenho das funções.

Dentre aqueles que participaram da palestra, o desembargador-presidente, Ivan de Souza Valença Alves; o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Bosco; o juiz Rafael Val Nogueira; o diretor da Secretaria Administrativa, João André Pegado; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kátia Barros; e o assessor da Ordenadoria da Despesa, Juscelino Rodrigues de Carvalho.

Mais fotos no Flickr do TRT-PE

Texto: Helen Falcão

Fotos: Paula Barreto