Publicada em 21/06/2018 às 13h25 (atualizada há 25/06/2018 - 08:51)
Presidente Ivan Valença e servidores Adriana Freire e Renatto Pinto
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, participou, na manhã dessa quarta-feira (20), do Seminário de Governança Sustentável de Contratações, promovido pelo Comitê Ecos de Pernambuco, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
Os participantes puderam conferir as palestras de Eduardo Cardoso (TRE de Santa Catarina), de Isabelle Brito (Tribunal de Justiça do Distrito Federal), e de Ítalo Albuquerque (Tribunal de Contas da União), que abordaram aspectos de responsabilidade socioambiental nas licitações e contratos de órgãos públicos. No seminário, representaram o TRT-PE o presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, Renatto Pinto, e a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Adriana Freire de Souza.
O evento também marcou a adesão das instituições Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Superintendência da Administração em Pernambuco da Advocacia Geral da União (SAD/PE-AGU), Procuradoria da República em Pernambuco do Ministério Público Federal (PR/PE-MPF), Procuradoria Regional da República da 5ª Região do Ministério Público Federal (PRS5/MPF) ao Comitê Ecos de Pernambuco.
O Encontro de Comissões Socioambientais de Pernambuco (Ecos de Pernambuco) foi formalizado em setembro de 2014, através de protocolo de cooperação técnica, tendo como membros originários: o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Em 2016, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) também aderiu ao grupo. O papel do grupo é estimular e desenvolver ações compartilhadas na área de responsabilidade socioambiental, entre elas a implementação de políticas públicas e o fomento a ações educativas e pedagógicas junto ao corpo funcional e usuários das entidades.
Texto/fotos: Fábio Nunes