Publicada em 30/04/2019 às 16h06 (atualizada há 30/04/2019 - 16:32)
Duas palestras abertas ao público marcaram o encerramento das ações do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) alusivas ao Abril Verde. A campanha foi desenvolvida durante todo o mês e usa a cor que representa a segurança do trabalho como forma de desenvolver uma cultura prevencionista, voltada a um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
No último dia do mês, na Sala de Sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), foi apresentada “Adoecimento mental relacionado ao trabalho”, pela psicanalista e presidente do Círculo Psicanalítico de Pernambuco, Maria Helena Barros. Dentre outros pontos, ela falou sobre ética nas relações de trabalho e disse que “o assédio é resultante do não reconhecimento de cada um no exercício de sua função.”
Em seguida, a psicóloga e chefe da Seção de Saúde Mental do TRT-PE, Michelle Rangel, falou sobre o “Impacto do PJE na saúde mental dos servidores da 1ª instância do TRT da Sexta Região”. A servidora apresentou a pesquisa que faz parte do planejamento estratégico do TRT6 e considerada por ela fundamental “para saber lidar e melhorar o nosso ambiente de trabalho.”
Entre os presentes ao evento estavam o presidente do TRT6, desembargador Valdir Carvalho, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro em Pernambuco, o desembargador Fábio Farias, a desembargadora Ana Cláudia Petruccelli, e os juízes Rodrigo Samico (coordenador da Escola Judicial do TRT6), Laura Botelho (presidente da Amatra6), Andréa Keust e Carmem Lúcia Vieira.