Publicada em 21/05/2019 às 10h17 (atualizada há 21/05/2019 - 10:29)
Depois de cerca de oito meses entre negociações com atores da área de saúde, realização de audiências públicas e visitas para conhecer modelos em funcionamento em outros órgãos, a Secretaria de Autogestão em Saúde (SAS) do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) foi inaugurada. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (20), na sede do TRT-PE (Cais do Apolo, 739), marcou o nascimento do TRT6 Saúde, modelo de autogestão em saúde, resultado de um longo estudo desenvolvido por um grupo de trabalho formado com a missão de viabilizar a implementação do programa. A nova secretaria inicia suas operações com a promessa de um formato mais vantajoso de assistência médico-hospitalar para magistrados, servidores e dependentes da casa.
Presidente Valdir Carvalho: “Tenho total confiança no comprometimento de todos para que alcancemos nível de excelência”
Abrindo a cerimônia, o presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho, relembrou as tantas fases que precederam a criação da nova secretaria. Citou a dedicação de cada um dos envolvidos no processo, tecendo especiais elogios ao desembargador Eduardo Pugliesi, a Renatto Pinto (diretor da SAS) e a Sérgio Mello (secretário-geral da Presidência), que compuseram o grupo de trabalho para viabilizar o TRT6 Saúde. “Tenho total confiança no comprometimento e empenho de todos para que nosso Tribunal alcance nível de excelência”, arrematou.
“É muito bom acreditar, melhor ainda é ver nossa crença realizada”, comemorou o desembargador Eduardo Pugliesi, destacando a dimensão do que foi alcançado em intervalo tão curto de tempo. O desembargador reconheceu, ainda, a dedicação indispensável dos servidores para trazer à realidade um projeto tão complexo. Referindo-se às alternativas ventiladas para escapar do tradicional plano de saúde anteriormente adotado e o impacto financeiro que sua continuidade causaria nos assistidos, sublinhou: “Não tenho a menor dúvida de que este é o melhor caminho, o caminho do futuro”.
Desembargador Eduardo Pugliesi: “Este é o caminho do futuro”
O diretor da SAS, Renatto Pinto, ressaltou a grande sinergia para a realização de um projeto tão grande e estruturado em tão pouco tempo. “Em 23 anos de casa, foram pouquíssimas as vezes que vi um projeto ser abraçado tão amplamente e de maneira tão forte por tantas áreas”, acentuou. O diretor também salientou o privilégio de magistrados e servidores terem o TRT-PE se responsabilizando diretamente pelo serviço: “Tenho certeza de que será prestada uma assistência de excelência”.
Renatto Pinto: “Em 23 anos de casa, foram pouquíssimas as vezes que vi um projeto ser abraçado tão amplamente”
Na mesma solenidade foi inaugurado o Núcleo de Relacionamento da Secretaria de Tecnologia da Informação, espaço instalado no térreo do edifício-sede. A Secretaria de Autogestão em Saúde funcionará no térreo do prédio anexo.
Desembargadores Eduardo Pugliesi e Ivan Valença inauguram salas do TRT6 Saúde
Desembargadoras Virgínia Canavarro e Dione Furtado descerram a placa comemorativa do Núcleo de Relacionamento da STI
Também prestigiaram a solenidade os desembargadores Dione Furtado (vice-presidente do TRT-PE), Eneida Melo, Ivan Valença, Virgínia Canavarro, Socorro Emerenciano, Paulo Alcantara, Luciano Alexo e Ana Schuler (desa. aposentada), o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Bosco, além de representantes de instituições parceiras ou que contribuíram para a concepção e implantação da nova secretaria: Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (Camed), Plan Assiste (Programa de Saúde e Assistência Social do Ministério Público da União), Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) e Unimed Recife.
TRT6 Saúde Os estudos sobre a viabilidade da implementação de um modelo de autogestão em saúde no TRT-PE começaram em setembro de 2018, com idas ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), seguidas de visitas a outras instituições, a exemplo do TRT8 (PA), Caixa de Assistência dos Magistrados de Pernambuco (CAMPE), Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário em Pernambuco (Sintrajuf) e Ministério Público Federal (MPF), sempre com o intuito de se chegar ao formato mais eficiente e vantajoso para os magistrados, servidores e dependentes vinculados ao TRT-PE.
Texto: Mariana Mesquita
Fotos: Elysangela Freitas