Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT6 promove atividades sobre a saúde mental dos magistrados

Imagem da palestrante segurando o microfone na Sala do Pleno

Magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) se reuniram na tarde de segunda-feira (04), na Sala de Sessões do Pleno, para falar sobre saúde mental. Eles assistiram à palestra da psicóloga e psicanalista Mônica Veras, presidente do Instituto NAPS – Formação em Psicanálise e Clinica Social – e que desenvolve, há 10 anos, um trabalho com magistrados e servidores do TRT5 (BA).

No encontro, sob a temática “PSICANÁLISE E DIREITO – como tratar das dificuldades emocionais da vida laboral”, Mônica trouxe estratégias de prevenção ao estresse e apresentou um panorama sobre a saúde psíquica na contemporaneidade e a relação com o trabalho. Ela disse ainda que a ideia do encontro era de que as pessoas saíssem dali com mais alegria e prontas para renovar “os votos de paixão pela profissão”.

Estiveram presentes à atividade os desembargadores do TRT6 Valdir Carvalho (presidente), Virgínia Malta Canavarro (ouvidora), Ivan Valença (diretor da EJ6), Paulo Alcantara e Ana Cláudia Petruccelli (coordenadora do Comitê). Presentes ainda os juízes Rodrigo Samico (coordenador-geral da EJ6) e Laura Botelho, presidente da Amatra VI, além dos demais magistrados que prestigiaram a atividade.

Confira mais imagens.

Mais sobre saúde mental

Além da palestra, haverá, ainda este mês, quatro ateliês abordando a saúde mental no ambiente de trabalho. Todas as atividades são de iniciativa do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do TRT6, com o apoio da Escola Judicial (EJ6) e têm o objetivo de minimizar os efeitos danosos da atividade dos magistrados e consequentemente, os afastamentos ao trabalho. A magistratura é considerada a segunda profissão mais estressante, a primeira é a medicina. 

Confira as atividades por acontecer:

11 novembro
O trabalho não pode ser sinônimo de estresse;
Ansiedade e atividade laboral;

18 novembro
O ato solitário de julgar e o estresse como consequência
O peso emocional da toga na vida do magistrado

Saiba mais detalhes e faça sua inscrição na Agenda de Cursos da Escola Judicial.