Publicada em 28/02/2020 às 15h00 (atualizada há 28/02/2020 - 15:27)
O trabalho da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, da comunidade homônima, que fica em Olinda, começa a conquistar maiores espaços na cena musical. Durante as festividades carnavalescas deste ano, levou sua música para animar os foliões do Recife. Apresentou-se no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; no bairro da Macaxeira; no Country Club e no Parque Santana.
Regida pelo maestro Israel de França, a apresentação brindou o público com interpretações singulares, executando conhecidas peças do nosso carnaval, com uma releitura de feição clássica, mas sem perder o apelo popular, a exemplo de Vassourinhas (Joana Batista e Matias da Rocha). No repertório também a presença de cirandas e até de um forró, Feira de Mangaio (Sivuca e Glorinha Gadelha). O maestro é um dos idealizadores do projeto, que visa à inclusão social de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio do aprendizado musical.
O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região mantém um termo de cooperação com a Orquestra de Câmara do Alto da Mina, oportunizando a visibilidade das ações do grupo e dando apoio institucional.
Texto: Eugenio Jerônimo
Foto: Guga Renato/Cortesia