Publicada em 12/08/2021 às 11h10 (atualizada há 12/08/2021 - 11:10)
O Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) finalizou, nesta semana, uma força-tarefa para liquidar os processos acumulados nas 23 Varas do Trabalho do Recife. A iniciativa foi da presidência da Corte e tinha como objetivo acabar com o gargalo existente. Inicialmente, a gestão esperava finalizar o mutirão em três meses, no entanto, o trabalho célere do Núcleo de Calculistas permitiu que as 1.383 ações fossem liquidadas em 1 mês e meio. O anúncio do resultado foi feito pela presidente do Regional, desembargadora Maria Clara Saboya, na sessão do Pleno da segunda-feira (9).
Durante o período em que o grupo foi instituído, 13 calculistas das VT's do Recife ficaram à disposição do Núcleo de Apoio ao 1º Grau, para fins de elaboração dos cálculos. O foco do trabalho foram os processos que se encontravam pendentes de liquidação até 15 de junho de 2021. A coordenação foi feita pelo juiz substituto Leandro Fernandez. Cada Vara do Recife continuou com um/uma calculista, que deu prosseguimento aos demais processos, e às sentenças líquidas.
De acordo com a presidente do TRT6, desembargadora Maria Clara Saboya, a iniciativa vai ser realizada em outras VT's do estado. Ela acrescenta que "o jurisdicionado busca o recebimento dos seus direitos e esse deve ser o principal objetivo da Justiça do Trabalho. Nossa gestão é voltada para a entrega de um bom serviço ao cidadão e isso inclui celeridade, sem deixar de lado, no entanto, a qualidade na análise processual. Concluímos esse mutirão no Recife com muita alegria e certamente vamos levar essa experiência para Varas de outros municípios", conclui.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Arte: Simone Freire