Publicada em 03/09/2021 às 19h00
O Tribunal Regional Regional do Trabalho (TRT6) participou da cerimônia virtual do Prêmio Cooperari 2021, na tarde desta sexta-feira (3). O evento teve o comando da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, e foi transmitido ao vivo pelo canal do CSJT. Além da ministra presidente, também participaram do dispositivo de honra o vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, e, representando os presidentes e desembargadores dos Regionais Trabalhistas, também discursou o presidente do Coleprecor, desembargador Leonardo Trajano. Com a iniciativa “SGFM: uma plataforma para automatização de concursos de remoção e zoneamento”, o TRT6 concorreu como um dos cinco finalistas na categoria segundo grau. No total, 57 projetos foram inscritos no prêmio.
Antes do anúncio das iniciativas vencedoras, foi realizado um painel de debates sobre inovações no Judiciário, evento que contou com palestras do juiz Caio Moisés, da Justiça Federal de São Paulo, e do chefe da Seção de Dados Estratégicos Gerenciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pesquisador Leonardo Ferreira de Oliveira.
Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o evento premiou as duas melhores iniciativas de cada instância (primeiro e segundo graus) que obtiveram o maior número de votos válidos. A votação pública contou com quase 10 mil votos. Os vencedores, agraciados com o Selo Prêmio Cooperari da Justiça do Trabalho foram: no 1º grau, dividiram a premiação os projetos das Vara do Trabalho de Taubaté (TRT15 – Campinas) e da VT de Palhoça (TRT12 - SC). Já na categoria 2º grau, sagrou-se campeão o projeto “Choque de Gestão no Recurso de Revista”, desenvolvido no TRT4 (RS).
Prêmio Cooperari – A premiação tem o intuito de identificar as melhores iniciativas já realizadas regionalmente nos TRTs e nas Varas do Trabalho para aplicação nacional, em toda a Justiça do Trabalho. As práticas finalistas contemplam ao menos um dos quatro objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026. O objetivo é impulsionar o alcance dos objetivos definidos para os próximos seis anos.
Os cinco finalistas da primeira instância foram os projetos das Varas do Trabalho de Juína (MT), de Chapecó (SC), de Taubaté (SP), de Palhoça (SC), de Lages (SC) e de Ji-Paraná (RO). No segundo grau, concorrem ao prêmio os Tribunais Regionais do Trabalho da 24ª Região (MS), da 4ª Região (RS), da 17ª Região (ES), da 12ª Região (SC) e da 6ª Região (PE).
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Captura de tela (imagens): Roberta Mariz