Publicada em 22/09/2021 às 11h20
Na manhã da segunda-feira (20), parte da equipe da Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) se reuniu com servidores/as das áreas de Licitações e Contratos e Gestão Estratégica e com a doutora em Educação Acácia Kuenzer, consultora da EJ6, para realizar um grupo focal com o intuito de estabelecer o itinerário formativo da área de compras e licitações do TRT6.
O trabalho tomou como base o Programa de Gestão por Competência (Progecom), que foca nas habilidades e conhecimentos técnicos pessoais do capital humano da casa, sempre com incentivo nas potencialidades individuais, para conhecer, avaliar e preparar os/as servidores/as para atuarem em suas funções com maior qualidade.
Para Verônica Tavares, secretária executiva da EJ6, o itinerário formativo baseado em competências é um trabalho “que proporcionará maior eficiência, eficácia e efetividade às ações de capacitação desenvolvidas pela escola, uma vez que será possível identificar com mais exatidão os pontos que precisam de investimento”. Verônica também salientou que o itinerário formativo também proporciona o trabalho com oficinas para atualização de novas demandas e normativos: “com as oficinas, priorizamos o estudo de caso com instrutoria da casa, então esperamos angariar mais instrutores internos, especialmente da área administrativa, que ainda são poucos”.
Durante o encontro, foram estabelecidos, ainda, os módulos de formação relativos às competências já mapeadas no Progecom, o planejamento para elaboração do itinerário de contratações, compras e licitações para as unidades do Regional e debatidos outros assuntos que guardam relação com a técnica.
Progecom - Programa de Gestão por Competência foi idealizado em 2012 e desenvolvido pelo Núcleo de Governança em Gestão de Pessoas, em parceria com a Secretaria da Tecnologia da Informação, inicialmente para funcionar apenas no TRT6 – uma vez que a ferramenta auxilia a Administração Pública a identificar e melhor gerir as potencialidades do quadro de pessoal. No entanto, acabou sendo adotado pelo Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT) e vem sendo replicado, desde 2014, nos demais Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil.
Participaram do grupo focal Verônica Tavares, Fabíola Araújo, Mário dos Santos, Simone Bomfim, Vinícius Sobreira (CLC), Alexsandra Silva (Gestão Estratégica), Eneas Ribeiro de Aguiar (TIC), Fabiano Antonio Cruz Filho e Adriano Pinheiro.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: EJ6