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Quase 90% dos entrevistados e entrevistadas acreditam que a Ejud-6 pode contribuir para sanar ou amenizar as dificuldades de trabalho

 Pesquisa de Levantamento Individual de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento

Com a adesão de 162 servidores e servidoras, a pesquisa de levantamento de necessidades individuais de treinamento e desenvolvimento realizada pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região no fim deste mês de outubro apontou que 88,9% dos participantes acreditam que a Ejud-6 pode contribuir para sanar ou amenizar as dificuldades enfrentadas no trabalho. Quanto à forma com que a Ejud-6 pode contribuir para amenizar essas dificuldades, os cursos foram indicados em 151 respostas (93,2%) e as palestras, em 85 (52,5%). 

As dificuldades que ficaram no topo do ranking foram “conhecimentos técnicos para realização de tarefas” (92 respostas) e “uso de sistemas informatizados” (70). Já dentre as dificuldades que se relacionam com os objetivos institucionais apontadas como óbice para a realização do trabalho, ganharam “garantir a duração razoável do processo” (75 respostas) e “assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas” (43).

Quanto ao futuro, considerando os próximos dois anos, os principais desafios indicados para a realização das tarefas ou para o desenvolvimento profissional foram a “otimização dos processos de trabalho”, com 119 respostas (73,5%) e a “mudança de tecnologia”, com 90 (55,6%). “Capacitar para novas tecnologias” (130 respostas/80,2%), “estimular a troca de experiências” (99 respostas/61,1%) e “trabalhar a inovação e a criatividade” (95 respostas/58,6%) foram as maneiras mais mencionadas sobre como a Ejud-6 pode ajudar a preparar servidoras e servidoras para os desafios futuros.

Um bom indicador de apetite para liderança foi o resultado de 64% de respostas positivas à pergunta “Você teria interesse em participar de capacitações direcionadas à preparação de sucessores?”.

Surpreenderam também a receptividade para as diversas modalidades de ensino: 96 respostas sugerem uma boa adequação às ações de aprendizagem presenciais; 74, às ações a distância síncronas (com acesso por meio de aulas ao vivo), 69, às ações a distância com conteúdos assíncronos (sem interação em tempo real e com tutor); 67, às ações a distância com conteúdos assíncronos (sem interação em tempo real e autoinstrucionais) e 53, às oficinas de boas práticas. A carga horária diária mais assinalada pelos/as participantes foi de três horas-aula, ficando em segundo lugar, com 28,4% dos votos, a de quatro a seis horas.

Levantamento de necessidades de capacitação - Anualmente, Ejud-6 a realiza o planejamento das suas atividades para o exercício seguinte, observando-se as disposições normativas quanto às capacitações de natureza obrigatória, o levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento, os resultados das avaliações por desempenho e/ou competências, bem como outras demandas identificadas pelo Tribunal, em alinhamento ao Planejamento Estratégico e às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e dos conselhos superiores. No processo de definição de prioridades de capacitação, é de grande relevância a participação integrada das diversas unidades judiciárias e administrativas da instituição, mediante questionamento aos gestores quanto às demandas específicas de cada área, pesquisa realizada em meados de setembro. O objetivo na elaboração do Plano Anual de Capacitação é de promover um diálogo institucional com a Administração e os comitês/subcomitês temáticos, bem como realizar pesquisa com os servidores do TRT-6, buscando coletar dados diagnósticos essenciais ao direcionamento das ações de acordo com expectativas do público-alvo.

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Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Arte: Cortesia (Ejud-6)