Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargador do TRT-6 participa de exibição do filme “Pureza” na Paraíba

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região Paulo Alcantara participou da exibição do filme “Pureza” na Paraíba. O evento, que ocorreu na sexta-feira (3/2), na sede do TRT-13, em João Pessoa, foi organizado para debater o combate ao trabalho escravo contemporâneo no país.

A obra cinematográfica conta a história real de Pureza Lopes, que, em 1993, após meses sem notícias do filho, que saiu um dia atrás de emprego, resolveu procurar pelo rapaz. Em sua jornada, Pureza se emprega em uma fazenda, onde trabalhadores rurais eram absurdamente explorados. Ao escapar, ela relata os fatos às autoridades federais, que resolvem criar o Grupo Especial de Fiscalização Móvel, responsável por libertar, entre 1995 e 2022, mais de 60 mil pessoas escravizadas.

Durante o evento no TRT-13, houve recitação do cordel “Nos adultos fui descrente até conhecer Pureza”, de autoria de Allan Sales, que conta a história da ativista a partir dos relatos do desembargador Paulo Alcantara. O cordelista entregou uma cópia nas mãos da própria heroína, que estava presente na platéia, acompanhada do diretor do filme, Renato Barbieri. O valor arrecadado com a venda do cordel será destinado à reforma das casas de dona Pureza e de seu filho Abel, que moram em Bacabal (MA).

Membro do Comitê Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas, o desembargador Paulo Alcantara tornou-se curador de fotos e notícias sobre a atuação de Pureza e vem coordenando a restauração e digitalização do acervo. Em dezembro de 2022, o magistrado compareceu a dois eventos, em Brasília, alusivos ao tráfico de pessoas, e, na ocasião, teve a oportunidade de expor alguns desses materiais, já em formato de banners.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Fábio Nunes / Foto: Divulgação TRT-13