Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Vara de Escada passa por correição ordinária

Foto da equipe da VT de Escada com o corregedor

A Vara do Trabalho de Escada, na Mata Sul de Pernambuco, recebeu correição, nessa quarta-feira (15). O Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, que realizou a atividade de forma presencial, constatou o bom desempenho da unidade judicial em diversos quesitos.

Na VT foram observadas as seguintes melhorias dos serviços prestados: aumento da quantidade de sentenças prolatadas em comparação com o período anterior; redução do tempo de espera do jurisdicionado (em dias corridos), em fevereiro de 2023 (em relação a fevereiro de 2022), no rito sumaríssimo, para realização da audiência inicial, em 17 dias, no rito ordinário, em 66 dias, havendo, também, diminuição, do tempo de espera em questão, para a realização de audiência de instrução, em 12 dias; diminuição do prazo médio (em dias corridos), na fase de conhecimento e de liquidação, em 42 dias; e diminuição da quantidade de processos (pendentes de solução), na fase de conhecimento, em 44 dias, redução na fase de liquidação, em 28 e, redução, na fase de execução, em 50.

Verificou-se também que a Vara atingiu as Metas 1, 2, 3 e 5, estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2022 e a meta IAD (Índice de Atendimento à Demanda) instituída por este Regional. Por consequência, tendo como parâmetro o ATO TRT6-CRT nº 002/2022, a Vara conquistou a premiação anual denominada “Prêmio Metas do CNJ e do TRT6”, na Categoria Ouro, em razão do atingimento de quatro metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, aplicáveis à Justiça do Trabalho, bem como do atingimento de uma meta instituída por este Regional. Por isso, faz jus ao recebimento de certificado específico e ao registro da circunstância nos assentamentos funcionais do juiz e todos os servidores lotados na unidade durante a maior parte do exercício avaliado (2022).

No que diz respeito ao Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), no âmbito deste Regional, em relação ao período de 01º/01/2022 até 31/12/2022, a unidade jurisdicional alcançou a 32ª classificação geral, conforme divulgação oficial, obtida através do e-Gestão (TST/CGJT – dados foram atualizados até 02/02/2023, com atualização trimestral).

Quanto aos atos de gestão e organização dos processos no âmbito da secretaria, registrou-se um excelente desempenho com alcance dos seguintes prazos médios pela Unidade: “do ajuizamento da ação até a prolação de sentença” melhor que as médias do Regional e Nacional; “da conclusão até a Prolação da Sentença” melhor que a média do Regional e no mesmo patamar da média Nacional; e “da realização da 1ª Audiência até o Encerramento da Instrução Processual”, “do início ao encerramento da liquidação” e “do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo”, melhores que as médias do Regional, dos Tribunais de Médio Porte e Nacional.

Integraram a equipe da Corregedoria, com o desembargador Fábio Farias, a secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e demais servidores de órgão. Da VT de Escada, participaram o juiz do trabalho titular Rogério Freyre Costa, o diretor de Secretaria, Renato Maciel Alves, e demais servidores.

Na conclusão dos trabalhos, após a leitura do resumo da ata, o corregedor concedeu a palavra ao magistrado e servidores, ocasião em que o juiz e o diretor manifestaram seus agradecimentos à equipe da Vara do Trabalho e da Corregedoria.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo – com informações/relatório da Corregedoria - Foto: Cortesia/Corregedoria do TRT-6