Publicada em 27/03/2023 às 12h04 (atualizada há 27/03/2023 - 12:15)
O Subcomitê de Atenção Integral à Saúde do TRT-6 está apoiando o Março Azul Marinho (campanha nacional de prevenção ao câncer colorretal). Realizada em todo o Brasil, a mobilização alerta para a importância do diagnóstico e tratamento precoces desse tipo de câncer, o terceiro de maior incidência no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O órgão estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país.
Confira os fatores associados ao aparecimento da doença: ter mais de 50 anos, obesidade e sedentarismo, histórico de doenças inflamatórias no intestino, tabagismo e alcoolismo, baixo consumo de fibras na alimentação, e casos de câncer colorretal na família. No entanto, o câncer colorretal tem alta chance de cura, principalmente se diagnosticado no estágio inicial.
Sabe-se, ainda, que cerca 30% dos casos são determinados pela nutrição e pelo estilo de vida. Por isso, hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos, o consumo de fibras e a hidratação, são essenciais para a prevenção. A consulta regular com o médico para realizar exames de rotina também é imprescindível.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Imagem: cortesia