Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Abertura do "TRT Art & Hobby” reúne magistrados/as e servidores/as

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Sergio Torres, participou da solenidade de abertura do projeto TRT-6 Art & Hobby. Idealizado pelo desembargador Paulo Alcantara e pelo Subcomitê de Saúde Integral, o evento, montado no hall quarto andar (prédio dos gabinetes), incentiva a manifestação artística de magistrados/as, servidores/as e artistas locais, que estão tendo a oportunidade de expor seus trabalhos durante toda a semana. A abertura contou com apresentação musical do cantor, poeta e cordelista Allan Sales, que também fez declamação de trechos de sua autoria. O projeto segue até a próxima sexta-feira (5/5), com exposição e palestras.

A primeira edição do TRT-6 Art & Hobby, que visa promover o bem-estar mental por intermédio de atividades artísticas e lúdicas, conta com trabalhos de artes plásticas e esculturas, com adoção de técnicas variadas, além de três quadros resultado da montagem de quebra-cabeças – estes últimos do acervo pessoal do desembargador Paulo Alcantara. Participam da exposição os seguintes artistas: Agenor Martins Pereira e Carmem Vieira (magistrado e magistrada do Trabalho), Célia Campelo e André Queiroz Penha (servidora e servidor), Milton Cunha Neto (advogado), além do artista plástico, escultor e restaurador, Euclides Lucena Neto. A exposição também conta com quadros de Marcos Antônio Martins e de Marina Melo.

Além do vice-presidente do TRT-6, participaram da inauguração as magistradas Ana Cláudia Petruccelli (desembargadora coordenadora do Subcomitê de Saúde Integral), Sarah Yolanda Alves de Souza (juíza vice-presidente da Amatra6 e gestora suplente do Programa Trabalho Seguro do TRT-6) e Carmem Lúcia Vieira (expositora e titular da 7ª VT do Recife, que está ocupando a 2ª instância por convocação). O secretário-geral da Presidência, Antiógenes Carneiro Pereira Filho, o secretário-geral Judiciário, Humberto Corrêa, assessores e servidores também prestigiaram o evento.

O idealizador do projeto, desembargador Paulo Alcantara, destacou a importância do trabalho artístico, por seu potencial de desenvolver habilidades manuais, proporcionando às pessoas a oportunidade de poder desenvolver outras atividades que podem, inclusive, tornar-se uma nova profissão ou hobby. Citou o caso do artista convidado, Euclides Lucena Neto. Ex-bancário, ele atualmente vive da arte e se tornou referência em restauração no estado. Após apresentação do cordelista Allan Sales, o público foi convidado a percorrer a exposição, com a chance de receber explicações do organizador e dos artistas presentes.

Já o desembargador vice-presidente, Sergio Torres, se disse “fascinado e encantado por ter vivido essa experiência”. Ele encerrou a abertura do projeto TRT-6 Art & Hobby agradecendo a todos os envolvidos e destacando a importância de projetos como esse, capaz de criar espaços para dar vazão a múltiplas formas da manifestação artística. “Os talentos devem ser expostos e revelados, pois, em qualquer manifestação de arte, Deus estará sorrindo”, afirmou. “Pessoalmente, vou estimular amigos e conhecidos para visitar esta exposição no TRT-6”, finalizou.  

Programação – Depois da abertura oficial, o TRT-6 Art & Hobby prossegue até a próxima sexta-feira (5/5). Na quarta-feira (3/5), a sala de sessões do Pleno receberá a palestra "O impacto da experiência artística como terapia preventiva e de reabilitação". Já na quinta-feira (4/5), os/as expositores/as participarão de um coquetel. A sexta-feira (5/5) será o último dia de exposição.
 

Álbum de fotos

--

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: Roberta Mariz